Trabalhos sobre preservação ao meio ambiente realizados por pesquisadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram destaque nas páginas do jornal A Tribuna, do dia 15/03. A reportagem “Saturado pela poluição, o mar pede socorro” ocupa duas páginas, A4 e A5, na edição local.
O risco que o consumo de peixes contaminados pela poluição do mar traz à população foi o tema discutido pelo professor de pós-graduação da Unisanta e secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Elio Lopes.
Já a professora e pesquisadora também da Unisanta, Alexandra Francinato Penteado Sampaio, falou sobre o excesso de poluição marinha que está prejudicando cada vez mais a natureza e os moradores de áreas próximas. A questão urbana sempre fica em segundo plano, lamenta a pesquisadora.
Elio Lopes foi gerente regional da Cetesb em Cubatão, assistente técnico do Ministério Público de São Paulo e consultor ambiental do Ministério da Saúde.
Alexandra Sampaio participou do Ecomanage – Sistema de Gerenciamento Costeiro – que reuniu técnicos e especialistas da Itália, Argentina, Holanda, Portugal, Chile e Brasil, de 2005 a 2008.