O coordenador de Pesquisas do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Jorge Manuel de Souza Ferreira foi uma das fontes principais da matéria “Economistas descartam retração em 2009”, publicada pelo jornal A Tribuna, dia 29/12, pág. A-3.
Souza enfatiza, na entrevista, que o crescimento econômico em 2009 será menor, mas não significará retração. Afirma ainda que a queda na geração de empregos em novembro é reflexo da crise financeira. O efeito psicológico disso é muito grande porque causa um medo das pessoas perderem o emprego, refletindo na retração do consumo e na queda da venda do comércio”.

Festa de Ano Novo é ritual de mais de 4 milênios
O antropólogo e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Darrell Champlin, fez ampla exposição sobre o costume de se comemorar o Ano-Novo, para o jornal A Tribuna. “Festejar a data faz parte da existência humana, assim como o nascimento e morte”, afirmou..
Lembrou que os antigos festejavam o dia da entrada da Primavera como o começo do ano (20 de março), “o que fazia mais sentido para as comunidades agrícolas daquele tempo, porque é quando começavam a plantar. Então a festa simbolizava a regeneração, a renovação”.
A partir da adoção do calendário solar em 46 aC e os avanços nos conhecimentos da Astronomia, considerou-se a translação completa do sol como um ano. “A tradição foi mantida e a idéia de reinício, com o Ano-Novo, é preservada até hoje”. A entrevista foi publicada em 28/12, pág. A-6.