O evento ocorreu na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Hallite abordou a Tecnologia da Inovação como essencial na manutenção dos empregos.

O professor de Gestão Ambiental e Logística e Comercio Exterior da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Hélio Hallite, foi um dos convidados do 1º Workshop de Empregabilidade do Porto de Santos, promovido pela Companhia das Docas do Estado de São Paulo (Codesp), na última quinta-feira (13/6).

Sua palestra sobre tecnologias e inovações portuárias foi divulgada pelo jornal A Tribuna desta sexta-feira (14/06). A matéria do Caderno Porto & Mar, página B-6, diz que o tema escolhido por Hallite ‘gera comoção entre os profissionais devido ao temor sobre a perda de mercado para a automação’.

Umas das dicas oferecidas pelo docente, é que os profissionais devem entender para onde o setor portuário está caminhando e buscar aprendizados na área. Hallite ressaltou, na matéria, que a área da Tecnologia da Informação (TI) será uma das mais destacadas.

“Haverá uma grande transição do trabalho portuário analógico (braçal) para algo estritamente voltado ao planejamento, organização e coordenação usando ferramentas de TI. Isso é definitivo”.

Para ele, os profissionais já deveriam estar se preparando para essa transação, mas a resistência dos trabalhadores e a burocracia do País  têm atrasado o processo. “O relógio está correndo. Não existe porto do futuro, pois a automação já é realidade. Houve um retardamento no Brasil, as pessoas pensam que mudança não virá ou que não serão afetados pela transição. Todos (os que pensam assim) serão atropelados”, comenta ao jornal.

A matéria ainda aborda que o ingresso ou a recolocação de profissionais no Porto de Santos depende da capacitação para novas estruturas de trabalho, principalmente voltadas à Tecnologia da Informação, no domínio do idioma inglês e na constante atualização do profissional sobre o mercado de trabalho.