A Universidade Santa Cecília (Unisanta) inaugura, nesta quinta-feira (30), às 10h, o Laboratório de Convergências. O espaço é voltado à promoção da inovação e pesquisa nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e de Engenharia. A notícia repercutiu em A Tribuna On-line, na tarde desta quarta (29).

O Laboratório de Convergências possui 215 metros quadrados. Uma das novidades do local, considerado único no País pela concepção do projeto, é a possibilidade de se trabalhar com o conceito de convergência de especialidades, explica o arquiteto e urbanista Cesar Capasso, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta e coordenador do laboratório.

“Teremos um espaço de trabalho que unirá alunos de Arquitetura, Design de Interiores, Engenharia e outras áreas visando classificar o desempenho do ambiente construído em suas diversas escalas numa visão que trata o espaço como um ecossistema”, afirma Capasso.

Heliodon – O equipamento ocupa uma área de 12 metros quadrados e é composto de arcos metálicos móveis, com iluminação acoplada, sendo um conjunto totalmente automatizado e ligado a computadores que fazem a programação do posicionamento da unidade em relação às maquetes.

O Laboratório de Convergências da Unisanta será composto por quatro ambientes projetados no quinto andar do Bloco M da Universidade: um setor de iluminação, sala de aula com espaço para confecção e exposição de maquetes, sala para simulações digitais com quatro estações de trabalho e computadores, além de uma área específica para uso do heliodon.