O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi destaque na página A-4 da Editoria de  Cidades, em A Tribuna, nesta quinta-feira (14). Em matéria publicada pela jornalista Carolina Iglesias, o biólogo e pesquisador Renan Braga Ribeiro explica como funciona a maré seca, que é o recuo médio do mar.

A novidade é que esse fenômeno registrado na primeira quinzena de agosto foi o menor nível do mar nos últimos cinco anos na Baixada Santista. A informação do NPH tem base em dados da Praticagem de São Paulo.

Renan Ribeiro comentou ainda que um trabalho científico, com dados de 1950 a 1990, aponta pelo menos sete marés mais baixas que a média por ano.

“A maré sobe e desce todos os dias, pelo menos duas vezes. O que acontece é que tivemos agora alguns episódios de maré mais baixa que o normal nesse ultimo mês de agosto e agora no início de setembro”, afirma o pesquisador do NPH.

No mês de agosto, o fenômeno causou imagens curiosas na praia, como por exemplo, a aparição de uma faixa de areia na Ponta da Praia. Em setembro, destroços de navio foram descobertos no Canal 5.