A jornalista e roteirista, formada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Juliana Rodrigues foi destaque em matéria do Caderno Galeria do Jornal A Tribuna de sábado, 7/05.

A reportagem “Curso ensina o passo a passo do roteiro”, de um terço de página com foto, fala sobre o curso que a jornalista ministrará em livraria sobre a criação de um roteiro, não importando para qual meio midiático ele será direcionado, e do personagem, figura usada para contar a sua própria ou outra história.

O curso teve início no dia 7/05, seguindo até 11/06. Serão seis encontros, sempre aos sábados das 16h às 18h, nos quais Juliana ensinará passo a passo como se dá o processo de criação de um roteiro.

De acordo com a jornalista, os roteiros guiam não só programas ficcionais, como novelas e seriados, mas também outros tipos. Juliana citou como exemplo o programa CQC, onde, segundo ela, “a maioria do que acontece na bancada vem do roteiro”.

Juliana tem oito anos de experiência no mercado. Ela atua mais como free lance, mas também atua para a produtora Estação 8. Segundo a reportagem, uma de suas especialidades é branded content, que consiste na prática por vincular conteúdos a uma marca, e vice-versa. Uma forma sutil e criativa de cultivar laços entre uma marca e o consumidor.  Ela atende aos canais Globosat, Bandeirantes e Sesc TV.

A roteirista também escreveu para programas apresentados por Beto Lee (reality show sobre banda) e Cadão Volpato. Sua passagem por Cuba também teve destaque na matéria. Juliana é pós-graduada em Poéticas Verbais pela USP e fez um curso de roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Banos, em Cuba, uma das mais conceituadas escolas do mundo.