O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta foi procurado pela imprensa da região para informar sobre as condições do mar nos últimos dias.

A primeira matéria saiu na página A-7 no caderno Cidades de A Tribuna, dia 19/5, abordou o risco de ressaca no mar do último final de semana (nos dias 19 e 20). Para dar base no texto, o jornal utilizou o boletim emitido pelo NPH em que comunica a altura máxima de 1,6 metros, apresentando aumento de 60 centímetros em relação à tábua das marés. O site G1 Santos e Região e o jornal online do Boqnews, de Santos, também publicaram matérias tendo como base as informações liberadas pelo NPH.

No dia seguinte, 20/5, o jornal A Tribuna voltou ao assunto falando sobre ventos de 54 km/h e rajadas de até 100 km/h que causaram transtornos na Cidade de Santos. Por esse motivo, a Defesa Civil emitiu um alerta sobre a possibilidade de inundação na Zona Noroeste e Ponta da Praia, baseada em dados do NPH sobre ondas intensas.

A última notícia foi publicada nesta terça-feira, 22, abordando a elevação da temperatura até sábado. Durante o texto da página A-5 do caderno Cidades, há informações sobre a maré e a previsão de que não deverá haver ressacas em um período de sete dias, segundo o professor do NPH, Renan Ribeiro. “No momento, estamos sob influência de um fenômeno conhecido como La Niña. Entretanto, ele vem perdendo força e, possivelmente, teremos uma situação de neutralidade até o final deste ano. Isso não quer dizer que não teremos mais ressacas (até dezembro)”, ressalva Ribeiro.