Estudo do Herbário da Universidade Santa Cecília (Unisanta) é destaque no caderno Ciência, do Jornal A Tribuna, do dia 16 de outubro. A matéria sobre biodiversidade, com o título “A última praia”, ressalta a importância do local, na conservação dos exemplares de todas as 611 espécies vegetais já catalogadas pelos cientistas na região da praia de Itaguaré até a Serra do Mar.
Entre 1998 e 2006, pesquisadores da Unisanta em parceria com o Instituto de Botânica (SMA/SP), catalogaram a presença de 611 espécies vegetais em Itaguaré, uma diversidade considerada “muito alta” pelo biólogo Paulo de Salles Penteado Sampaio, da Unisanta.

O Herbário
Criado em 1998 sob a curadoria da bióloga Zélia Rodrigues de Mello, ele conta hoje com 6 mil exemplares, fazendo parte da Rede Brasileira de Herbários, da Sociedade Botânica do Brasil.
Lá, as amostras de plantas são secas sob pressão, entre folhas de papel absorvente, em pranchas de madeira, tecnicamente conhecidas como prensas.
Mantidas em condições de temperatura e umidade constantes, livres do ataque de insetos, podem ser indefinidamente preservadas.
Após a secagem, as plantas são afixadas em cartolinas e recebem um rótulo, onde estão anotadas todas as informações relativas ao local onde foram coletadas e a aspectos que não podem ser recuperados através da amostra, como seu odor e cor das flores e frutos, que se alteram com a secagem.
Os destaques da coleção são a flora da restinga de Bertioga, algas do litoral da Baixada Santista, flora do Jardim Botânico de Santos, plantas medicinais nativas e exóticas utilizadas pela população da Baixada Santista.