O biólogo Marat Guedes Barreiros Júnior, ex-aluno da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), foi destaque em junho do jornal A Tribuna, que divulgou seu trabalho no manguezal do Guarujá.

Murat, que trabalha há 15 anos na empresa Dow Brasil, foi um dos pioneiros em pesquisas de campo, áreas de manutenção e desenvolvimento de larvas da estação de larvicultura, iniciativa do Programa Mangue Limpo, parceria entre o Painel Consultivo Comunitário da Dow e a Unisanta.

O projeto está sendo desenvolvido por dez estagiários, coordenados pelo professor da Unisanta, Orlando Couto Junior. Integram a equipe: o diretor da Dow, Márcio de Oliveira, o gerente de Meio Ambiente, José Pereira e a jornalista Juliana Monteiro. A manutenção conta com o apoio de 20 funcionários da empresa.

O presidente da Dow América Latina, Pedro Soarez e o presidente da ONG Ocean Future Society, Jean Michel Cousteau, disseram em fevereiro deste ano, no Guarujá, que o programa Mangue Limpo serviu de modelo para a implantação do Programa Mundial de Educação Ambiental.

Início do projeto

Em julho de 2002, Marat, orientado pelo professor da Unisanta, Olando Couto Junior, pediu a José Pereira autorização para fazer sua pesquisa de conclusão de curso do curso de Biologia Marinha dentro da área de manguezal da empresa. No mesmo mês, os integrantes do Painel Consultivo Comunitário, com apoio da comunidade do Guarujá, sugeriram a Márcio de Oliveira e José Pereira o Programa Mangue Limpo.

O primeiro passo do projeto foi um trabalho de educação ambiental com alunos de seis escolas do Guarujá. Os resultados de recuperação foram aparecendo com o passar dos anos.

Hoje em dia, o Programa Mangue Limpo ajuda a natureza a recuperar áreas prejudicadas por resíduos domésticos e produtos químicos. Uma cerca com tela de alambrado foi instalada para impedir que o lixo se espalhe pelo mangue, facilitando a remoção do lixo através de barcos. No dia Mundial do Meio Ambiente, em 2006, foram recolhidas nove toneladas de lixo.

Marat Guedes Barreiros Júnior nasceu em Campinas, mas reside em Santos com a esposa Rosana Chinen e os quatro filhos: Rafael, Bruna, Lucas e Yumi. É formado pela extinta Escola dos Andradas em Técnico em Química, tem curso superior em Biologia Marinha pela Unisanta e atua na área de laboratório da Dow Brasil. Atualmente, desenvolve um trabalho de levantamento das aves existentes no terminal marítimo da Dow, como o colhereiro rosa e o guará vermelho.