Sob clima seco e temperatura oscilando entre 10 graus, pela manhã, e 25 graus, à tarde, a equipe da Rede Globo realiza a cobertura oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Cerca de 220 brasileiros viajaram a Joanesburgo para realizar a transmissão do evento esportivo mais esperado do ano. Entre eles está José Antônio Gonzalez. Brasileiro, natural da cidade do Guarujá, litoral de São Paulo, que aos 33 anos tem a segunda oportunidade de participar da cobertura da Copa do Mundo.
Formado em Jornalismo (em 1999) pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Zé Gonzalez, como é conhecido, relata a estrutura montada pela emissora para a cobertura. A equipe abrange as três frentes da Rede Globo: TV Globo, SporTV e Globoesporte.com. "São 112 que estão acompanhando a seleção brasileira, 34 viajando pelo país atrás de outras seleções e mais 74 no IBC (International Broadcast Center), que é o centro de transmissões para as emissoras de rádio e TV que têm os direitos", afirma.
"Além disso, foram contratados mais 80 trabalhadores terceirizados aqui mesmo. São sul-africanos, europeus e brasileiros que moram aqui e que serão produtores, técnicos de caminhões de transmissão e satélites e motoristas", completa Zé.
No Brasil, o jornalista trabalha como editor coordenador de conteúdo da web no site Globoesporte.com, cuidando da equipe paulista e integrando a Internet com o conteúdo da TV Globo. Na copa, sua função é chefiar os repórteres itinerantes, considerados aqueles que viajam pelo país em busca de matérias diferenciadas. "Resumindo, cuido do que não é seleção brasileira", comenta.
O jornalista, pós-graduado em Gestão Esportiva pela Faculdade Trevisan, de São Paulo, está em sua segunda cobertura de Copa do Mundo. A primeira em sua carreira foi realizada enquanto trabalhava pelo Jornal Lance! (SP), em 2006. Além da Copa, Zé cobriu outros grandes eventos futebolísticos como Jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 e 2006; Copa Libertadores da América, de 2004 a 2007; e o Mundial de Clubes no Japão, em 2005.
Sobre sua segunda participação, agora na África do Sul, afirma: "Poder estar na Copa do Mundo é sensacional. É tudo aquilo que alguém que trabalha com esporte no jornalismo quer fazer. Confesso que já superei a fase torcedor. Estou aqui pelo meu trabalho e não para torcer pelo Brasil. Claro que se o Brasil for campeão é ótimo para todos".
A trajetória da UNISANTA à África do Sul – No terceiro ano da faculdade, Zé se inscreveu para participar de um processo seletivo do Jornal Lance!. "Na ocasião, eu fazia estágio em um jornal da Baixada que chamava "Diário da Cidade" e circulava principalmente em Guarujá. Soube desse processo seletivo do Lance, me inscrevi e passei. Assim que entrei, fiquei um ano e meio como setorista do Santos Futebol Clube. Por morar, estudar trabalhar aí, eu conseguia conciliar o trabalho e a faculdade", comenta.
Hoje, e agora pai, reside em São Paulo. Mudou para lá em 2000, quando foi convidado para compor a redação paulistana do Lance!. "Em janeiro, quando abriu uma vaga na redação em São Paulo, o editor me convidou e, como eu já estava formado, fui. Comecei como repórter do Corinthians (2000/2001), depois cobri o Palmeiras (2002/2003) e o São Paulo (2004/2005/2006/2007). Em 2007, recebi uma proposta da Globo para ser chefe de reportagem do Globoesporte.com. Aceitei e cá estou desde então", afirma.
Zé Gonzalez não é o único jornalista formado na UNISANTA que participará da Copa. Carlos Alexandre Lopes, também cobrirá pela TV Tribuna. Lopes, formado em 2008, irá pela primeira vez à Copa do Mundo. Na visão do jornalista, "se o Brasil ganhar a Copa ou não, não faz nenhuma diferença. Lógico que torço, mas não faz diferença". Como experiência profissional, Lopes comenta que está satisfeito. "É sensacional. Uma experiência que poucos podem passar. Uma oportunidade incrível. A gente trabalha demais. Acorda às 9h e trabalha até às 3h editando pra enviar o material para o Brasil".
Matéria extraída do site Unisanta Online, realizado pelos alunos do segundo anodejornalismo da Unisanta.