O engenheiro e professor Elio Lopes explicou que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) verifica a presença de itens importantes em situações de emergência, como corrimão, extintores, luzes de emergência e hidrantes

O engenheiro e coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Élio Lopes, foi consultado pelo jornal A Tribuna sobre os prédios públicos em Santos que funcionam sem Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o que pode acarretar graves riscos a milhares de cidadãos que os utilizam.

A matéria, publicada na página A-9 do Caderno Cidades da edição desta quarta-feira (10), informou que dezenas de prédios públicos da Baixada Santista funcionam sem o AVCB. Entre eles, destacam-se teatros, escolas e prédios de secretarias, como os das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social de Santos.

Élio fez um alerta: “Você tem um risco muito grande de ter um incêndio, isso se propagar e causar uma tragédia”. O engenheiro explicou que, durante a vistoria, é verificada a presença de itens que podem ser importantes em situações de emergência, como corrimão e extintores. “É a proteção à vida das pessoas. Tendo o AVCB você tem todas as condições para atenuar ou evitar um problema.”

A matéria saiu na página A-9 desta quarta-feira, com chamada na primeira página.