Sob o título “NADADOR TENTA VAGA EM PEQUIM”, o jornal paulistano Folha de S.Paulo, de grande circulação nacional, dá ênfase ao desempenho do nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nas mais recentes provas de Águas Abertas.

Líder invicto do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, após cinco etapas, e dono das medalhas de bronze nos 5 e 10 KM no Pan-Americano do Equador, Luiz migra das piscinas para as provas de águas abertas, na expectativa de dar continuidade a uma mcarreira repleta de êxito.

O texto do jornal paulistano diz o seguinte: “O carioca Luiz Lima, 28, é o mais provável representante do Brasil na categoria maratona aquática, na Olimpíada de Pequim, em 2012. Especialista em provas longas de piscina, o nadador, há oito anos, mantém o recorde brasileiro dos 1.500 m. Já defendeu o Brasil nesta prova em duas Olimpíadas, Atlanta (quando ficou em 10º) e Sydney (em 17º)”.

“Agora, está treinando cerca de 15km por dia para garantir uma vaga olímpica no gênero que o conquistou. Estou apaixonado pela modalidade. Sei que não vou pegar o auge dela, pois trata-se de um esporte novo do ponto de vista competitivo, mas estou feliz por estar vivendo esse momento, contou à Folha”.

“Para Lima, que venceu as últimas quatro edições da travessia dos Fortes, no Rio, a natação de águas abertas é mais democrática que a praticada em piscinas. Não é necessário ter uma piscina olímpica para treinar. E o Brasil, que tem essa costa imensa, tem tudo a ver com esse esporte”.

“Para ir à China, Lima terá de alcançar um lugar no ranking dos dez mais do mundo em 2007. Os Jogos Pan-Americanos do Rio representarão sua melhor oportunidade”.

“A prova olímpica terá uma distância de 10 km, que o nadador considera ideal. Mais do que isso sinto que é uma agressão ao corpo, não sei se ia curtir tanto.”

A matéria também é veiculada no site do atleta (www.luizlima.com.br) e no principal site de notícias da natação (www.swim.com.br, do Swim It UP.