A bióloga da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Zélia Rodrigues de Mello, é a fonte principal da matéria publicada em A Tribuna no dia 26 de janeiro, em homenagem ao aniversário da Cidade de Santos.  “Estudamos as algas marinhas, ali naquelas rochas, antes de você subir na Ilha. Do outro lado, quando é virado para o mar, a correnteza é muito perigosa. Já descemos  de corda para estudar tudo”, declarou Zélia ao jornal, para a reportagem Uma Ilha e sua lenda.

A bióloga, coordenadora do Herbário Científico da Universidade,  desmente lendas sobre a Ilha, onde habitariam seres perigosos, inclusive centenas de cobras venenosas. Parte da vegetação no local foi destruída por um incêndio, em 1993. Zélia Rodrigues de Mello  liderou estudos em Urubuqueçaba entre 1992 e 2010.

A matéria do jornal ocupa um quarto de página em quatro colunas na página E-13, com uma foto colorida.