Grandes fotos na capa e página inteira destacam os efeitos da prevenção, com a ajuda da imprensa,Capa do jornal A Tribuna, nesta sexta-feira (20) e as providências competentes aos órgãos públicos.

O trabalho integrado do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) com a Defesa Civil da Cidade foi destaque no jornal A Tribuna, nesta sexta feira (15/9), tanto na capa como na página A-6, em reportagem quase de página inteira. Segundo o jornal, o trabalho foi considerado positivo.

Devido aos alertas do NPH, as autoridades responsáveis e a população se preveniram. A ressaca foi registrada, às 13h na quinta-feira e as ondas chegaram a 2,03 metros, contra 1,85 metros esperados. A água tomou conta praticamente toda a orla da praia e bairros da Zona Noroeste.

O chefe da Defesa Civil do Munícipio, Daniel Onias Nossa, entende que o balanço das atividades da operação de ontem foi positivo por conta do trabalho de prevenção, o que inclui os alertas enviados para os moradores por mensagens de texto e o trabalho da imprensa.  Participaram integrantes da Guarda Municipal e da CET de Santos.

O biólogo e pesquisador do NPH da Unisanta, Renan Braga Ribeiro, afirma que essa comunicação com a Defesa Civil foi um avanço importante. Alexandra Sampaio, coordenadora do NPH, reforçou que esta integração já estava em andamento, mas a tendência é reforçar ainda mais esses laços daqui para frente. “Isso tudo é muito novo para todos nós. Estamos aprendendo com esses eventos e afinando o método de trabalho e a forma de comunicar a população de forma mais eficaz”.

A matéria está na folha A-6, no caderno Cidades.