ATENÇÃO

Há um novo tipo de vírus circulando na internet. Sem que o usuário perceba, ele altera boletos bancários e faz com que, ao invés de pagar seus débitos, a vítima transfira dinheiro para contas de criminosos virtuais. A vítima só nota o fato ao receber um aviso de inadimplência.

O vírus fica instalado no computador utilizado pelo usuário para efetuar o pagamento ou fazer impressões e não modifica a data de vencimento nem o valor do boleto.

Os boletos gerados a partir de computadores infectados com este tipo de vírus (malware) apresentam códigos de barras com espaçamento incomum, que não podem ser lidos automaticamente. Assim, o usuário acaba tendo que digitar os números constantes e realiza o pagamento, cuja quantia acaba indo para contas de criminosos virtuais.

Por isso, é muito importante manter o antivírus e o sistema operacional de seus computadores sempre atualizados e não abrir e-mails de origem desconhecida ou duvidosa.

Especificamente em relação aos boletos bancários, não deixe de checar se o código do banco confere com o logotipo da instituição financeira. No caso da UNISANTA, o Banco é o Itaú, cujo código é 341.