O Journal MEDICAL & BIOLOGICAL ENGINEERING & COMPUTING é um dos mais importantes na área de pesquisas e desenvolvimento de computação para ajuda nos diagnósticos na medicina.

A revista Medical & Biological Engineering, & Computing, uma das mais conceituadas nos meios científicos, publicou estudo de pesquisadores do LaboLPA – Laboratório de Lógica Paraconsistente Aplicada da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  sobre a  utilização de algoritmos configurados para formar padrões e oferecer análises e diagnósticos que apoiam a decisão do medico sobre o câncer de pele.

Os pesquisadores pertencem aos quadros dos programas de Mestrados em Engenharia Mecânica e de Ecologia da Universidade. Para a coleta dos dados foi feita uma parceria com a Unicastelo, que coletou os dados das amostras de câncer pelo processo de espectroscopia Raman. Essa técnica Raman, de alta resolução, foi descoberta em 1928 pelo físico indiano Chandrasekhara Venkata Raman. Recentemente, tem sido aplicada na área médica, para analisar tumores e fluídos corpóreos, e em outras áreas tais como investigações forenses,  na detecção de drogas em aeroportos, na engenharia mecânica, para  análise de estrutura de material metálico e até como ferramenta de pesquisa de vida em Marte).

O que os estudos da Unisanta avançam, como apoio aos médicos, é o exame dos dados coletados pela técnica Raman, submetidos a processos no LabolPA através de uma Rede de Análise Paraconsistente (RAP). Trata-se de um programa capaz de fazer um tratamento matemático baseado nesta lógica não-Clássica denominada de Paraconsistente. Enquanto a lógica Clássica é binária, ou seja, trabalha com Sim ou Não, a Lógica Paraconsistente se baseia nas contradições e incertezas humanas.

Os dados utilizados para o diagnóstico foram obtidos por espectroscopia Raman em tecidos de pele Normal (N) e que estão dispostos em amostras de material canceroso do tipo Carcinoma Basocelular (CBC), que é o mais comum de câncer de pele, e o Melanoma (MEL), um tumor maligno originário das células que produzem pigmento.

“O resultado da pesquisa mostrou que a técnica de análises de dados utilizando as Redes de Análises Paraconsistentes (RAPs) traz vantagens sobre o modo convencional, principalmente no que relaciona com boa visualização dos dados resultantes, permitindo assim maior eficiência no diagnóstico”, afirma o dr. João Inácio da Silva Filho, coordenador do LaboLPA.

. A técnica utilizando os algoritmos da Lógica Paraconsistente mostrou-se melhor especialmente para a amostra do câncer tipo Melanoma (MEL),  que é o mais agressivo ao ser humano.

“Os resultados têm grande significado e importância pelos benefícios trazidos à sociedade, pois respondem às necessidades de recursos para o desenvolvimento de pesquisas visando criar novas técnicas capazes de fornecer apoio ao diagnostico de câncer com nível aceitável de confiabilidade”, afirma o dr. João Inácio da Silva Filho.

Maior eficiência

Os resultados obtidos no LaboLPA foram publicados no Journal Internacional “MEDICAL & BIOLOGICAL ENGINEERING & COMPUTING” com o título de ‘Paraconsistent Analysis Network Applied in the Treatment of Raman Spectroscopy Data to Support Medical Diagnosis of Skin Cancer”, da Editora Internacional Springer.  “Essa publicação é de alto fator de impacto e cobre as áreas de pesquisas em biomedicina e engenharia clinica, sendo a revista oficial da conceituada entidade denominada “International Federation of Medical and Biological Engineering (IFMBE)”, avalia o pesquisador.

Além de João Inácio da Silva Filho, assinam o artigo os pesquisadores da Unisanta e do Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada GLPA: Dorotéa Vilanova Garcia, Fábio Giordano, Mauricio Conceição Mario, Marcos Tadeu Tavares Pacheco, Célio Vander Nunes, Jair Minoro Abe e Landulfo Silveira Jr.

Maiores informações