Os estudos são desenvolvidos no Laboratório de Lógica Paraconsistente Aplicada-LaboLPA2v,com repercussão em outros países

Pesquisadores dos Programas de Mestrados da Universidade Santa Cecília (Unisanta) publicaram dois importantes artigos em livro Paraconsistent Intelligent – Based Systems-New Trends in the Applications of Paraconsistency, da conceituada Editora Springer, sobre aplicações da Lógica Paraconsistente Anotada.

O primeiro é de autoria dos professores João Inácio da Silva Filho, Irapajy da Silva Caetano, Floriana Nascimento Pontes, Maurício Conceição Mario, Jair Minoro Abe e Fábio Giordano. O texto aborda como algoritmos fundamentados em Lógica Paraconsistente Anotada são aplicados na análise e investigação de índice de biomassa, que está relacionado com poluição marinha, através de um processo conhecido como Fouling (incrustações).

Intitulado Paraconsistent Logic Algorithms Applied to Seasonal Comparative Analysis with Biomass Data Extracted by the Fouling Process, o artigo também explica como os algoritmos da Lógica Paraconsistente atuam como ferramenta computacional de apoio à Ecologia comparando índices que indicam o processo evolutivo de poluição da água do mar em estações de monitoramento.

O segundo artigo, com o título: An Algorithmic Method Supported by Paraconsistent Annotated Logic Applied to the Determination of Friction Factors for Turbulent Flow in Smooth Pipes, fala como os algoritmos da Lógica Paraconsistente são aplicados na análise de turbulência em sistemas de tubulações de transporte de líquidos fazendo comparações de equações que são comumente utilizadas nestes tipos de projetos mecânicos.

Maurício Conceição Mário, Marcílio Dias Lopes, Cláudio Luís Magalhães Fernandes, Dorotéa Vilanova Garcia, João Inácio Da Silva Filho, José Carlos Morilla, Clóvis Misseno Da Cruz, Jair Minoro Abe, Claudio Rodrigo Torres e Deovaldo de Moraes Júnior são os professores autores deste artigo.

Segundo João Inácio, “os algoritmos servem de apoio para os engenheiros considerarem refinamentos nas análises matemáticas que regem estas turbulências na passagem de diferentes tipos de líquidos”.

Lógica Paraconsistente? – A Lógica Paraconsistente pertence ao grupo das chamadas Lógicas não Clássicas. Em sua forma especial, denominada de Lógica Paraconsistente Anotada com anotação de dois valores –LPA2v, vem sendo estudada profundamente por pesquisadores da Unisanta, como também de outras instituições de pesquisas de várias partes do mundo.

Na Unisanta as pesquisas são desenvolvidas através do Laboratório de Lógica Paraconsistente Aplicada-LaboLPA2v, que oferece suporte para elaboração de Dissertações de Mestrado nos dois programas recomendados pela CAPES e oferecidos pela Unisanta. São eles: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (ECOMAR)  e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEMec).

Esta recente publicação expõe os mais relevantes resultados de pesquisas inovadoras sobre aplicação da Lógica Paraconsistente Anotada, nas quais a Unisanta, através de seus grupos de pesquisa, se destaca mundialmente.

Os resultados publicados no Livro são originados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores, professores orientadores e alunos mestrandos, trazendo, assim, novas técnicas na área de análises de sistemas ecológicos, como também em Engenharia Mecânica, através de seus programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

O livro pode ser adquirido diretamente no site da Editora ou nas principais livrarias no Brasil e no Exterior.