# 55 anos

Uma nova ressaca, de intensidade menor que a ocorrida no dia 27 do mês passado, deve atingir a região de Santos nesta terça e quarta-feira (17 e 18/5). Segundo as previsões do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), as ondas podem atingir, por volta das 12h do dia 17/5, uma altura de 1,15 metros na região da Ilha das Palmas e de aproximadamente 0,54 metros na praia da Ponta da Praia. Já a maré deve chegar a 1,47 metros, às 12h do dia 17/04 e a 1,67 metros, às 13h do dia 18/04, representando um aumento de 27 centímetros e 37 centímetros, respectivamente, em relação à prevista pela tábua de marés neste período.

Ainda de acordo com o Núcleo, durante a forte ressaca ocorrida no dia 27/4, que causou prejuízos nos bairros da Aparecida e Ponta da Praia em Santos, a maré atingiu 2 metros, representando um aumento de 80 centímetros em relação à maré prevista pela tábua de marés. Segundo sensores da Praticagem de Santos, na oportunidade as ondas chegaram a atingir 4 metros, próximo à Ilha das Palmas.

Sobre o NPH Unisanta – As previsões do Núcleo são divulgadas diariamente em boletim diário aos órgãos públicos competentes. Visando contribuir para maior segurança da navegação em Santos, a Universidade implantou uma ferramenta de modelagem numérica em modo operacional com previsões de marés, correntes e ondas para a Baía e Estuário de Santos em tempo real.

Por meio de um software denominado AQUASAFE, modelos e sensores são integrados para fornecer, em tempo quase real, informações das condições atuais e previsões da hidrodinâmica local. Diariamente os resultados calculados por meio dos modelos numéricos, em operação pelo NPH, são comparados com os dados dos sensores de marés e ondas registrados pelas estações da Praticagem.