Após ingressar como estagiário na empresa em outubro de 2010, o engenheiro e ex-aluno da Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta Marcos Alves hoje atua na multinacional Cisco Systems, uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções para comunicações e redes de dados. Sediada nos Estados Unidos, a empresa, fundada em 1984 por Leonard Bosack Sandy Lerner e Richard Troiano, possui hoje 47.000 colaboradores mundialmente.

Contratado em novembro de 2011 através de uma empresa de outsourcing, Marcos foi efetivado em junho de 2013 e atualmente ocupa o cargo de Engenheiro Consultor de Redes (Networking Consulting Engineer), depois de passar por um processo seletivo com duração total de quatro meses. “Realizo implementação e documentação de soluções com base nas melhores práticas da empresa, participo na pré-venda, principalmente de serviços, e também possuo o papel de justificar uma tecnologia tentado sempre olhar para o negócio, ou seja, apresentar o custo-benefício que uma solução de redes pode trazer para o cliente ou companhia”, explica Marcos.

Detentor da certificação Cisco chamada CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert), para a qual se preparou ao longo de um ano e meio, o ex-aluno de Engenharia de Computação ainda busca se expôr a situações que fogem de sua área de conforto: “no último dia de aula da faculdade, o professor [Hélio] Rangel me perguntou se eu gostaria de participar da parte reativa ou proativa da engenharia, e isso me fez pensar. Pretendo seguir na área de criação e desenvolvimento de produtos e realizar cursos de especialização como parte deste caminho”, revela.

Aos estudantes em busca de boas oportunidades no mercado de trabalho, Marcos aconselha que mantenham seus objetivos bem claros: “o aluno precisa realizar um plano de desenvolvimento, que deve ser reavaliado periodicamente, contendo certificações, cursos, projetos e relacioná-los com o tempo”, sugere Marcos. Seu perfil autodidata sempre o levou a procurar aprender ao máximo o conteúdo das disciplinas sozinho e apenas consultar os professores em caso de dúvidas: “acabei levando esses dogmas para a minha vida profissional também”.

Fonte: Site de Engenharia Unisanta