Fernando Augusto Nogueira Beda, aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, vive uma rotina diferente da tradicional de um estudante dessa etapa da educação brasileira. Seu Ensino Médio é oferecido em quatro anos e não em três. No lugar das férias, após o término do semestre, Beda precisa estagiar por um determinado período em alguma empresa ou instituição de forma a estimular suas aptidões para a vida acadêmica.

O ensino da Escola Suíço-Brasileira é poliglota – os estudantes aprendem português, inglês, espanhol, alemão e francês (a última opcional). Logo, no período de dois meses antes de retornarem às aulas, poderiam escolher estagiar em qualquer instituição do mundo. Fernando tinha esse recurso, e não teve dúvidas quanto à sua escolha: resolveu estagiar por três semanas na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

“Não sabia onde encontraria um estágio de Biologia Marinha, área da qual passei a adorar após seguidos mergulhos, até que uma funcionária do laboratório especializado em fungos da USP fez a indicação da Unisanta. Dessa forma, conhecemos o professor João Paschoa”.

O jovem, de apenas 15 anos, tem o sonho de se tornar biólogo especialista em águas salgadas. Durante seu processo de escolha de uma instituição, a Unisanta chamou sua atenção, e ele e seus pais não tiveram dúvidas em selecioná-la. Entre os fatores que pesaram em sua decisão, estão a infraestrutura oferecida nos laboratórios de Biologia Marinha e a curta distância para São Paulo (onde reside).

A infraestrutura da Universidade agradou tanto ao Fernando que ele se hospedou em Santos, perto da Unisanta. Sozinho, ele conta que o período é curto e que consegue se virar, além também de comemorar a inédita experiência. “O importante é não colocar fogo na casa”, disse aos risos.

Embora seja “visitante”, Fernando coloca a mão na massa juntamente com os demais estudantes do curso. Nesta quinta-feira (16), ele irá, junto com a equipe montada pelo professor João, para uma coleta em Bertioga. O grupo de futuros biólogos sairá da Unisanta às 5h30 da manhã.

Fernando não é obrigado a estagiar no ano que vem, já que estará no terceiro ano – os estudantes de sua escola precisam do estágio apenas no segundo e quarto ano -, mas ele conta que já tem planos para as próximas férias: viajar para Honduras para ter mais contato com estudos relacionados a águas salgadas e, se possível, novamente vir à Unisanta adquirir ainda mais conhecimento.