A Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza, nos dias 24 e 25/10 (sexta e sábado), dois eventos que incentivam a produção científica: o VI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) e o III Encontro Nacional de Pós-Graduação da Unisanta (EPG). Ambos terão como tema principal os 150 anos de nascimento de Saturnino de Brito, considerado pioneiro da Engenharia Sanitária e Ambiental.

A cerimônia de abertura será dia 24, às19h, no auditório do Bloco E. Na sequência, no mesmo local, será realizada a palestra A importância da investigação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável de um País, a cargo do Prof. Dr. Alvaro Penteado Crosta – Vice-Reitor da UNICAMP.

Já no dia 25/10, às 10h30 será realizada a palestra de encerramento sobre Saturnino de Brito, a cargo do Prof. Edson Santana Carmo – Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Também haverá visita científica ao Acervo de Microscópios dos Séculos XVII e XVIII – Educandário Santista, nos dias 24 (20h) e 25 (9h e 11h).

VI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica
Destinado a estudantes de graduação de instituições públicas e privadas, o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica tem por objetivo divulgar as pesquisas elaboradas pelos estudantes e dar oportunidade para que o resultado de muito estudo e dedicação dos jovens pesquisadores seja compartilhado com os demais estudantes e professores de instituições de ensino superior.

Participam alunos de diversos estados do País, que representam as seguintes universidades: Unisanta, Unisantos, Unimonte, Fatec Rubens Lara, Fatec Praia Grande, Instituto Federal de Educação – campus Cubatão, Unimes, Unesp, Instituto de Pesca, Unifesp, Universidade da Califórnia, FMU, Fatec Mogi das Cruzes, Faculdade de Tecnologia Mococa, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema, Universidade Estadual do Maranhão, entre outras.

Os trabalhos aprovados (confira a lista completa) serão apresentados oralmente ou por meio de sessões de painéis, nos dias 24 e 25/10, conforme cronograma. Os anais do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) são publicados na Revista Ceciliana on-line.

Prêmio Dr. Milton Teixeira – Estudantes de graduação participantes poderão concorrer ao Prêmio Iniciação Científica Dr. Milton Teixeira. Os demais classificados (2º e 3º lugares) receberão certificado de mérito. Todos os prêmios serão entregues durante a sessão de encerramento do Congresso.

O COBRIC é organizado pela Profª Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas e Prof. Daniel Garcia Pajaro. O evento tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

III Encontro Nacional de Pós-Graduação da Unisanta (EPG)
Com o objetivo de estabelecer um espaço especializado para que alunos de mestrado e doutorado, assim como de cursos de especialização de todo o Brasil, possam divulgar e discutir seus trabalhos técnicos e científicos, a Unisanta promove o III Encontro Nacional de Pós-Graduação.

Direcionado para alunos de mestrado, de doutorado e de cursos de especialização de todo o Brasil, o encontro será dividido em quatro áreas do conhecimento: Biociências, Ciência e Tecnologia, Humanidades e Direito e Ciências Sociais. Confira a relação dos trabalhos aprovados e datas das apresentações, que serão realizadas nos dias 24 (das 19h às 21h) e 25 (das 9h às 11h)

PROGRAMAÇÂO COBRIC E EPG

19h – Cerimônia de Abertura COBRIC E EPG: Auditório do Bloco E
Palestra – A importância da investigação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável de um País, a cargo do Prof. Dr. Alvaro Penteado Crosta – Vice-Reitor da UNICAMP