Na oportunidade, serão escolhidos os três melhores trabalhos de conclusão de curso superior de Santos. Também haverá Olimpíada de Matemática para alunos do Ensino Fundamental e um jogo eletrônico voltado ao empreendedorismo para alunos selecionados do Ensino Médio

Estimular a cultura empreendedora entre jovens do ensino fundamental, médio, técnico e superior de Santos é o objetivo do projeto Neorama, que tem cerimônia de abertura marcada para esse sábado, dia 25, às 13 horas, no auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com entrada pela Rua Cesário Mota, 8. A promoção é da Fundação Parque Tecnológico de Santos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedes), da Prefeitura Municipal de Santos.

Vinte e quatro trabalhos científicos e de conclusão de curso inscritos por seis universidades e quatro escolas técnicas participam do projeto, após passarem pela aprovação do Conselho Técnico da Fundação Parque Tecnológico.

“Os alunos de hoje são profissionais do futuro. Com isso também desejamos que os estudantes de faculdade e de escolas técnicas tenham um olhar diferenciado para os trabalhos finais que podem provocar interesse em empresas”, disse o diretor administrativo e financeiro da fundação, Valdomiro Roman da Silva.

Nesta edição, os trabalhos inscritos são da Unisanta, Unisantos, Unimes, Unimonte, Unip, Esamc e Fatec; e as escolas técnicas Escolástica Rosa, Aristóteles Ferreira e Senai. Os temas são voltados à tecnologia e abrangem informação, energia eólica, mobilidade urbana, meio ambiente, petróleo e gás, alimentos e saúde.

Na categoria ensino superior, o concurso recebeu o nome de Universitário Inovador e tem por objetivo estimular e promover a cultura inovadora entre alunos de instituições de ensino superior de Santos. A proposta é identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas políticas de fomento à Inovação existentes na região.

Programação – O público poderá conferir a exposição dos trabalhos científicos e de conclusão de curso nos dias 24 e 25, no Ginásio Laerte Gonçalves, da Unisanta. No sábado, após a cerimônia de abertura desta edição, uma comissão analisará os trabalhos de nível técnico e superior e escolherá os três melhores de cada categoria.

Ainda no sábado, na Unisanta, haverá Olimpíada de Matemática para 44 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e a realização de um jogo eletrônico para 40 alunos do 3º ano do Ensino Médio selecionados para participar do ‘Ludo Parque’ – game voltado ao empreendedorismo, com simulações de negócios simples.

A divulgação da lista dos premiados será feita pela coordenação geral até o dia 5 de novembro na página www.fpts.org.br/neorama. Os prêmios serão entregues em solenidade do InovaSantos: Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, no dia 13 de novembro, a partir das 16 horas, no Teatro Guarany, Centro Histórico de Santos.

Trabalhos de Conclusão de Curso Superior da Unisanta selecionados

Título: TRANSPORTE DE ALIMENTOS AQUECIDOS – TECNOLOGIA PELTIER

Tema: Dispositivo de Aquecimento com Tecnologia Peltier

Autores: Claudia Tognetti, Helcio Filho, Marcos Silva, Omayra Silva, Paulo Soares