Os melhores do  1º Campeonato Santista de Águas Abertas, realizado pela Prefeitura de Santos, foram premiados em cerimônia realizada na última segunda-feira (15), no Clube de Regatas Vasco da Gama. Os grandes destaques foram Catarina Ganzeli e Luca Serrachioli, ambos nadadores  da Unisanta, que foram os campeões no geral feminino e masculino.

Catarina destacou a importância da competição. “Muito boa a iniciativa da Prefeitura de organizar este campeonato. Valoriza os atletas da região que treinam de forma árdua. Nas etapas nadam juntos atletas que disputam provas por todo o País com outros que já nem competiam mais”.

Já Luca gostou por competir pouco no mar. “Foi especial já que normalmente disputo mais as provas de piscina e também porque este campeonato veio para ficar. Como santista me sinto honrado por ser o primeiro campeão”.

Foram entregues troféus para os cinco primeiros no geral feminino e masculino; para cada uma das 16 categorias, além das melhores equipes.O Campeonato Santista de Águas Abertas foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. Apoio: Sabesp, Grupamento de Bombeiros Marítimo GBMar, Secretaria de Saúde, Dersa, Guarda Municipal, CET e Capitania dos Portos.

O campeonato

A competição foi disputada em cinco etapas, de março a novembro, com percursos entre 1.500 e 2.000 metros, reunindo 500 atletas por prova. Hão houve cobrança de taxa de inscrição, apenas a doação  de 1 kg de alimento não perecível e uma lata de leite em pó, destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

Para garantir a segurança dos atletas, o grupo de apoio contou com  contava profissionais em barcos motorizados, caiaques, canoas e stand ups.  Para o secretário de Esportes, Alcídio Mello, a competição foi um sucesso. “Nossa ideia era regatar a tradição da Cidade nas provas aquáticas com um campeonato inédito. O objetivo foi alcançado, a aceitação por parte dos atletas foi imediata e a organização sempre teve a segurança em primeiro lugar”.

 FONTE: Prefeitura de Santos