Por Roberta Pinto – Colaboradora

FINA elege brasileira pela terceira vez na carreira em noite de gala na Hungria

Nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha acaba de conquistar o Prêmio de Melhor Atleta do Ano da Fina (Fina Athlete of the Year) em águas abertas. O anúncio foi feito na cerimônia de premiação que aconteceu neste domingo (31.01), em Budapeste, na Hungria. A brasileira não pôde comparecer a entrega do troféu porque está em treinamento de altitude no México, onde se prepara para os Jogos Olímpicos do Rio.

Foi a segunda vez consecutiva e a terceira na carreira, que a tricampeã mundial foi eleita pela Fina. Ela foi vencedora na edição de 2010, ano em que a Fina instituiu esta premiação, em 2014 e agora em 2015.

Na temporada de 2015 a baiana conquistou três medalhas no Mundial de Kazan, sendo uma de ouro, nos 25km, uma de prata, no revezamento misto e a de bronze, na prova olímpica, que lhe valeu a vaga nos jogos do Rio. Além disso, Ana Marcela alcançou a marca de 11 pódios consecutivos internacionais e foi eleita pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro, a melhor atleta do ano de 2015.

“Não estou me contendo de alegria, tô muito feliz por ter ganho pela segunda vez consecutiva o prêmio de melhor atleta do mundo da Fina. Infelizmente não pude estar na Hungria pra receber o prêmio, mas é por um bom motivo, estou aqui no México, me preparando para chegar bem na Olimpíada do Rio e realizar o meu sonho, que é conquistar uma medalha olímpica, algo inédito para o Brasil. E até lá ainda temos um longo caminho pela frente”, disse a nadadora, não esquecendo de agradecer a todos que contribuíram nesta caminhada.

“Queria agradecer a todo mundo que torce por mim, que sabe o quanto que é difícil ir atrás dos melhores resultados possíveis, ir em busca do melhor que a gente pode dar em cada competição, em cada treino. Não posso deixar de agradecer também a todos os meus patrocinadores e a minha equipe multidisciplinar por ter me ajudado a chegar neste nível “, completou.

Ana Marcela Cunha é atleta da Unisanta e tem patrocínio dos Correios/CBDA, Bolsa Pódio/Ministério do Esporte, Speedo, Nissan e Englishtown.