Lucas dos Santos Celestino, estudante do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi selecionado para participar do Programa Ciência sem Fronteiras e terá a oportunidade de estudar por quase um ano e meio na Universidade de Calgary, localizada no Canadá.

Em outubro do ano passado, Lucas enviou documentos que o tornavam apto a se candidatar ao programa. Uma vez pré-selecionado, já em fevereiro deste ano o aluno precisou enviar uma nova série de documentos – alguns deles, em inglês. “É preciso demonstrar um domínio razoável do idioma e, principalmente, possuir cartas de recomendação. A carta é algo que é muito valorizado lá, pois um professor só recomenda um aluno caso o conheça bem”, explica Lucas, que deve embarcar para o Canadá no final de agosto.

Esperando um amadurecimento profissional e pessoal, Lucas enfatiza a importância de ter participado do programa. “Participar de atividades extracurriculares é algo muito bem visto e incentivado lá fora, pois demonstra que você não quer simplesmente passar pela faculdade, fazer as provas e tirar notas razoáveis. Por isso, acho que ter feito uma iniciação científica me ajudou bastante durante o processo”, destaca o estudante, que espera vivenciar uma cultura totalmente diferente e aproveitar tudo o que estará à sua disposição. “Vejo que as universidades canadenses dão bastante ênfase à pesquisa, então quero ver o que está sendo desenvolvido e, se possível, participar de algumas delas”, conclui.

O programa “Ciências Sem Fronteiras” é mantido pelo Governo Federal, em um esforço conjunto de diferentes órgãos governamentais que visa expandir e consolidar a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade nacional.

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao/d14-0208-aluno-de-engenharia-de-computacao-e-selecionado-para-participar-do-programa-ciencia-sem-fronteiras.htm