Mães de prematuros estão sendo convidadas a responder às perguntas, a serem disponibilizadas no site da Unisanta

O Projeto de Conclusão de Curso (TCC) “Avaliação de comorbidades respiratórias associadas à prematuridade”, da aluna de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Beatriz Ferreira Alvarez,sob orientação do profº Ivan dos Santos Vivas, será sobre as principais doenças respiratórias associadas à prematuridade, que ela vai pesquisar mediante a aplicação de um questionário on-line.

O projeto, na forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo identificar se as crianças nascidas antes de nove meses de gestação ainda apresentam algum tipo de problema respiratório decorrente do parto antecipado.

De acordo com a justificativa do trabalho, alguns estudos indicam que são inúmeras as causas que levam um bebê a nascer prematuro, principalmente alterações placentárias como Placenta Prévia e Descolamento Prematuro de Placenta, excesso de líquido amniótico, idade materna, infecções e primiparidade (condição de parir).

“Nos dias de hoje, o aumento da sobrevida de bebês que nascem antes dos nove  meses tem contribuído para o crescimento de morbidade durante a infância, como problemas cardiovasculares, hematológicos, gastrointestinais, metabólicos – endócrinos, neurocognitivos, oftalmológicos, renais e respiratórios”, escreveu a aluna.

Os problemas respiratórios são as causas principais de internação desses bebês após a alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses sintomas acometem 30% das crianças prematuras e elas precisam de suporte ventilatório por longos períodos, dependem do uso de oxigenoterapia, desenvolvendo também displasia broncopulmonar, síndrome do desconforto respiratório agudo e apnéia da prematuridade.

Este estudo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unisanta,  será realizado com mulheres que tenham tido filhos nascidos prematuros no período de fevereiro a abril de 2015, e que fazem parte do grupo “Mães de Filhos Prematuros”, encontrado no Facebook.

O questionário consiste em 35 perguntas e dividido em duas partes. A primeira terá oito perguntas voltadas às mães, como identificação pessoal e perguntas relacionadas à gestação. A segunda contém 27 questões relacionadas ao filho: idade, tipo de parto realizado, intercorrências durante a gestação, acompanhamento pré -natal,  peso do bebê ao nascimento, APGAR (teste no recém-nascido) nos primeiros minutos de vida, problemas devido à prematuridade, complicações respiratórios ao nascer, internação na UTI neonatal, utilização de ventilação mecânica e tratamento fisioterapêutico.

O critério do questionário on-line será para mães de crianças nascidas prematuras e que tenham atualmente de 6 meses a 2 anos, e ter concordado com o termo de consentimento online. Acesse aqui

Confira o trabalho na íntegra