No último sábado  (6/12),  no Bloco A da Universidade Santa Cecília (Unisanta), os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, de Produção e de Computação realizaram a 30ª Corrida de Veículos Movidos à Propulsão Humana, que ocorre desde 1990, aplicando conceitos das disciplinas de Princípios de Engenharia e Fenômenos de Transportes.

Os veículos são fabricados pelos próprios alunos, que geralmente usam tubos de aço, aparelhagem de solda e peças de bicicletas, entre outros materiais.

A tarefa é uma introdução ao mundo da Engenharia uma vez que os alunos participam do projeto estando ainda no início do curso. Eles são avaliados por todas as etapas do trabalho, do projeto à execução, e para fechar a atividade encaram ao final uma divertida corrida com direito à grid de largada e torcida da família.

Na sequência, as turmas mais avançadas, alunos do 4º ano de Engenharia Mecânica, colocaram seus conhecimentos e a criatividade em ação para realizar a 8ª Guerra das Aranhas. O experimento tinha que ter aparência de aranha e, no combate, o vencedor é aquele que consegue tirar do campo a aranha adversária ou fazer acionar uma lâmpada estrategicamente inserida no projeto.

Além de desenvolver um dispositivo mecânico mesclando movimentos lineares com movimentos rotativos; a Guerra das Aranhas tem por objetivo o trabalho em equipe.

Para encerrar as atividades do dia, os alunos do 3º ano de Engenharia de Produção caíram na piscina olímpica da Unisanta para mais uma Corrida de Pedalinhos.

Garrafões de água, bambu, tubos de PVC e outros materiais recicláveis foram utilizados na construção dos pedalinhos.

Na hora da corrida, algumas surpresas, como perder o equilíbrio e virar o equipamento. Mas, o importante mesmo foi a oportunidade de colocar a teoria em prática, o que torna o processo de aprendizagem muito mais eficiente.

Confira as fotos do evento no Facebook da Unisanta