Everton Lopes Rodrigues tem se destacado na área acadêmica e também em cargos públicos, na área da Saúde.

Pesquisas científicas, docência, cargos importantes em funções ligadas à saúde e prêmios na área são marcas de Everton Lopes Rodrigues, que assume, no dia 1º de janeiro, o cargo de Secretário Adjunto de Saúde da Prefeitura de Guarujá.

Docente na Pós-Graduação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e com Mestrado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo  (FCMSCSP),  Everton Lopes Rodrigues formou-se fisioterapeuta na segunda turma do Curso da Unisanta.

É membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde da Universidade Federal de São Paulo – Polo Baixada Santista. Além da carreira acadêmica, tem atuado, com êxito, também em cargos públicos.

Para quem se surpreende ao ver sua aptidão para cargos executivos e pesquisa científica, Everton explica que todos os trabalhos se completam. Está assumindo mais uma alta função executiva no setor publico, “justamente por causa de muito estudo, leitura e aprendizado, tanto com a prática no Sistema Único de Saúde (SUS) como com outros colegas e mestres que passaram em meu caminho profissional”.

“Entendo que a gestão de um serviço de saúde passa por uma tríade, gestão, assistência e formação”, acrescenta o fisioterapeuta. Com isso, tenho como principio poder passar o que aprendi. O que mais gosto de fazer é aprender (trocar) com o aluno e com os profissionais com quem já trabalhei. Então, posso dizer a educação e gestão caminham paralelamente no meu dia a dia”.

Próximo desafio – O principal objetivo do novo Secretário Adjunto de Saúde de Guarujá é responder às necessidades da população. “Será um grande desafio, porque temos que responder com responsabilidade”. Ele está ciente da crise econômica que afeta também os novos prefeitos, que “deverão repactuar contratos, convênios, metas, priorizar gastos, capacitar servidores e concretizar a transparência na gestão publica. Isso deve ser somado com o Legislativo e com os vereadores, que também têm um papel importante neste processo, cabendo a eles fiscalizar e julgar as contas do chefe do Poder Executivo e também aperfeiçoar as leis orçamentárias”.

O mais importante, nesse quadro, “é o empoderamento da população, criar espaços de conversa e pactuação para aperfeiçoar a participação popular, neste momento de grande crise que estamos vivendo”.

Everton afirma que ser secretário de Saúde é tão desafiador quanto a sala de aula. “Costumo dizer tanto em sala de aula quanto no meu dia a dia, que todo projeto, toda decisão, toda aula, para mim e como uma estreia, ainda sinto um frio na barriga. E agradeço, pois para mim isso significa que algo ainda me traz a vontade de aprender e me ressignificar”.

Importância da Unisanta – A Unisanta tem um papel importante na trajetória de Everton: despertou seu interesse em ser um mestre e também “me deu asas para poder sonhar e perceber que poderia vivenciar um novo caminho profissional que nasceu na Fisioterapia: a ideologia de poder ser uma peça a mais na construção do Sistema Único de Saúde, essa peça que ajuda a engrenar algo maior que é o SUS”.

Sobre a maior influência que recebeu no Curso de Fisioterapia, ele menciona o ex-ministro Arthur Chioro, “meu grande mestre e professor, que me permitiu sonhar e me apaixonar pela Saúde Coletiva. Existem seres que marcam a nossa vida, que despertam algo muito peculiar em nós, que abrem nossos olhares de modo irreversível e transformam a nossa maneira de observar o mundo”.

Mensagem aos jovens – Sobre a geração Y, Everton entende que os jovens nascidos nesse período (entre 1980 e 1990) são ansiosos mas desfocados. “Minha sugestão é que eles mantenham a cabeça aberta para desempenhar funções operacionais e não reclamem das tarefas pedidas. Que eles possam aproveitar a chance para se desenvolver e mostrar suas melhores capacidades e habilidades e nunca esperem a empresa pagar por sua formação.

Os jovens precisam estudar muito, preocupar-se com seu incremento profissional. “Sempre falo que quem constrói sua carreira é você…. É preciso ter muito comprometimento, envolver-se em projetos, diversificar, dar ideias, buscar oportunidades de se destacar sem esquecer da ética e respeito ao próximo”, aconselha.

Cargos anteriores –  Everton foi Diretor de Planejamento do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista DRS4 e Assessor Técnico de Planejamento e Ações de Saúde III da Coordenadoria de Recursos Humanos e de Planejamento em Saúde. Todos esses cargos, dentro da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo.

Em 2013, trabalhou como Assessor Técnico de Gabinete da Secretaria de Saúde de Santos, atuando também na área de Educação e Formação em Saúde. Cursou, em 2013,  Especialização em Preceptoria no SUS – Hospital Sírio Libanês e foi docente/facilitador do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no mesmo ano.

Em 2004, entrou no Programa de Aprimoramento Profissional em Planejamento e Administração de Serviços de Saúde na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

Fez pós-graduação Hospitalar, cursou Especialização em Gestão Publica de Saúde pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP- SP e graduou-se em Programa Especial de Formação de Docente (Biologia).

Prêmios e palestras – Tem proferido várias palestras e aulas em diversos congressos e universidades no Brasil. Entre os prêmios recebidos, estão o Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro, concedido pela Unicamp em 2004 e o Prêmio David Capistrano, entregue no XXIX Congresso de Secretários Municipais da Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP).