Yuri Esaú Cardoso dos Santos se formou na Unisanta em 2014. Pôs em prática o que aprendeu na Universidade, investiu, criou empregos e aumentou a eficiência da empresa que recebeu do pai, voltada à nutrição e produtos hospitalares.

Graduado em Administração na Universidade Santa Cecília (Unisanta) em 2014, Yuri Esaú Cardoso dos Santos atualmente é diretor da empresa Sanesmar. Após concluir a graduação, potencializada com o projeto profissional apresentado no final do curso, decidiu que era hora de colocar a mão na massa e entendeu que poderia alçar um voo solo. Vendeu o apartamento, o carro e investiu em um dos negócios que assumiu do pai. Assim, nascia em 2015 uma nova Sanesmar, voltada à nutrição clínica e também a produtos hospitalares, com nicho de hospitais, clínicas e órgãos públicos.

O administrador afirma que o projeto profissional (Trabalho de Conclusão do Curso) sobre a criação de uma Casa de Repouso para Idosos, e que venceu o prêmio de Melhor Projeto Profissional em Administração do ano de 2014, foi muito cansativo, pois o fez passar praticamente todos os finais de semana em casa, trabalhando arduamente. Mas valeu a pena.

Ele entende que poucos alunos aproveitam oportunidades como essa, oferecidas pela Universidade. “A experiência, mesmo que fictícia, de criar uma empresa do zero, com todos os departamentos, fez com que me tornasse verdadeiramente um Administrador”. À medida que ia avançando nos conteúdos das demais disciplinas, Yuri se perguntava: “como isto pode ser aplicado nas empresas de meu pai?”, já tradicionais na comercialização de produtos hospitalares e dietas enterais.

Empregos e marcas – Yuri adotou a estratégia de extensão de linhas de marcas já consolidadas, e em apenas dois anos saiu de uma estrutura de dois funcionários para 18, em 2017. Entre eles estão outros alunos da Unisanta: Thiago Tavares Freire, parceiro de Yuri no projeto profissional de 2014 e também graduado em Ciências Contábeis em 2016; Eugenio Lopes Pegoli Canhestro, aluno do 1º semestre em Administração em 2017; e Felipe Barros Santos, graduado em Administração em 2016.

Yuri também apresentou um projeto inaugurado em janeiro. Trata-se da criação de uma nova marca com foco no varejo de nutrição clínica, a Sanesnutri, com a primeira loja física na Av. Ana Costa, em Santos. O administrador já planeja a primeira filial na Praia Grande, além de uma visão de médio prazo para novas oportunidades de ampliação do negócio. Ao apresentar a loja em Santos, o ex-aluno informou que a solução de sistema integrado de gestão adotada foi a indicada pelo Prof. Mossini.

A convite de Yuri, os professores Carlos Oliveira, Fábio Mossini e Daty Costa visitaram a Sanesmar, empresa dirigida pelo ex-aluno. Durante a faculdade, Yuri se identificou com as disciplinas de Marketing, Empreendedorismo, Projeto Profissional e Jogos de Empresas.

Na visita, os professores expuseram suas percepções sobre o que viram e oportunidades de reflexão por parte da gestão do negócio, sobretudo considerando o estágio inicial em que ele se encontra. Também se colocaram à disposição, ressaltando a importância dessa aproximação Empresa/Universidade e a grande satisfação em testemunhar que o modelo de ensino adotado pela Faculdade de Administração da Unisanta está produzindo efeito prático na vida dos gestores empreendedores.