Beatriz Alonso, aluna do último ano do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, estagia há quase um ano na Microsoft, uma das multinacionais mais importantes do setor de software e hardware. A empresa foi fundada em 1975, criada por Bill Gates e Paul Allen, e é responsável por dezenas de produtos, como o pacote Microsoft Office, o sistema operacional Windows, além de diversas outras aplicações, de linguagens a sistemas de bancos de dados.

“A Microsoft é, e sempre foi, uma empresa de produtos. Entretanto, recentemente passou a ser também uma empresa de serviços, pois além de vender seus produtos, estruturou um time de consultoria para levar soluções de informática aos seus clientes. E é nessa área onde faço estágio atualmente”, explica a formanda, que já participou de projetos envolvendo clientes como SPTrans, Itaú e Editora Abril e atualmente está em treinamento para integrar o time de um novo projeto para uma grande instituição financeira.

Beatriz, que já teve contato com diversas tecnologias da empresa, como .NET (C#, ASP e VB), banco de dados SQL Server, Windows 8, Windows Server 2008, IIS e AppFabric, considera importante ser realocada em novos projetos aproximadamente a cada 3 meses. “É uma grande oportunidade de conhecer diversos clientes e projetos, além de ter contato com tecnologias e produtos variados”, revela a aluna, que destaca a importância dos treinamentos oferecidos pela empresa para uma boa atuação na área de consultoria: “devido ao contato que temos com os clientes nessa área, é importante ter não só habilidades técnicas, mas de relacionamento também”.

Aos estudantes em busca de boas oportunidades em suas áreas, Beatriz sugere que mantenham seus currículos sempre atualizados e fiquem atentos aos processos seletivos de estágio, já que as inscrições abrem por períodos curtos. “Caso seja chamado para uma entrevista presencial, programe-se com antecedência, verificando local, endereço. Se não tiver muitas informações sobre a empresa, busque no site da própria companhia, onde se pode encontrar informações como seus valores e sua missão. Além disso, saber inglês é essencial, principalmente para alunos que pretendem fazer estágio em multinacionais”.A estudante já elege, entre suas melhores lembranças da faculdade, os projetos do Prof. Marcelo Bergamaschi no primeiro ano, da Prof. Dora no segundo ano e as aulas de modelagem de bancos de dados com o Prof. Alexandre Sobrino, que lhe deram impulso para estudar e tirar uma certificação patrocinada pela empresa.

Iniciando em agosto o último semestre do curso, Beatriz pretende, futuramente, passar pela experiência de gerenciar projetos, talvez atuando na área comercial: “por enquanto, estou gostando bastante do que faço e pretendo ganhar mais experiência nessa área”, finaliza Beatriz.

Fonte: Site de Engenharia Unisanta