Andreas Kiekebusch, ex-aluno de Ciências Biológicas da Unisanta

Em julho de 2016,  Andreas recebeu o Premio Excelência e Qualidade Brasil, outorgado pela Associação Brasileira de Lideranças – Braslider

Com a carreira bem-sucedida, Andreas Kiekebusch, de 44 anos, ex-aluno de Ciências Biológicas formado em 2002 na Universidade Santa Cecília (Unisanta), sempre foi ligado a área de ciências naturais, pois cresceu e morou por mais de 20 anos na Serra da Cantareira, em São Paulo. Acompanhava o trabalho de seu avô, que era orquidófilo e ornitólogo amador.

Mas antes de decidir seu futuro, ele fez um ano de técnico em agropecuária e, posteriormente, se formou como técnico em patologia clínica, apesar de não se identificar com nenhuma das áreas.

Ao escolher o curso de Biologia, descobriu que era isso que queria para seu futuro. Teve a oportunidade de estagiar no Museu do Mar quando entrou na faculdade e, mais tarde, nos primórdios do Projeto Albatroz,  que hoje é uma Fundação. Participou também do Projeto Fouling do professor  Fabio Giordano, coletando informações no canal de Bertioga. Fouling se refere aos organismos que aderem aos cascos das embarcações.

O que mais ajudou em sua carreira foi a escolha da faculdade, que lhe trouxe crescimento profissional e despertou nele a necessidade de se dedicar.

“A faculdade me deu a base sem a qual eu jamais teria conseguido me estabelecer profissionalmente na minha atual área de atuação”, conta Andreas.

Atualmente, o ex-aluno de Biologia é gerente geral de meio ambiente, na Transnordestina Logística S.A. Pela sua formação multidisciplinar, o biólogo trabalha tanto em temas relativos à fauna e flora como em elementos do meio físico (ar, solo, água) e do meio social. Participa de planejamentos estratégicos; conduz licenciamentos ambientais; elabora laudos e projetos; avalia impactos e propõe medidas mitigadoras, entre outras coisas.

“O biólogo possui algumas vantagens em relação a outros profissionais, entre as quais posso destacar a flexibilidade e a versatilidade que outras profissões não têm”, disse Andreas.

Em julho de 2016, o ex-aluno da Unisanta recebeu o Premio Excelência e Qualidade Brasil, outorgado pela Associação Brasileira de Lideranças – Braslider. O título de Comendador por reconhecimento na categoria “Profissional do ano / destaque nacional / mérito social comercial & cidadão que acrescenta à nação / exemplo digno de ser seguido por todas as pessoas de boa fé, honestas e de caráter voltado em prol de uma sociedade mais igualitária justa e perfeita”.

Incentivo dos professores

O ex-aluno menciona que sempre teve um grande incentivo dos professores, pois eles o iniciaram nesse mundo do conhecimento e o levaram a acreditar que seria possível sim, fazer a diferença como um profissional. Em especial, Andreas menciona os professores Fabio Giordano, Roberto Patella, Zavalla, Leite, Antônio e tantos outros que fizeram e ainda fazem parte de sua formação profissional.

Para Andreas, a Universidade fez sim, uma grande diferença em seu trabalho, pois tudo que estudou, tanto nas aulas teóricas, quanto nas aulas práticas, ajudou-o na sua contratação. “Creio que a capacidade de observar e sistematizar a informação sejam algumas das contribuições mais importantes que trago da minha época de universitário, elementos imprescindíveis quando se ocupa um cargo de alta gerencia”.