colaborou: Lucas Santos

O aluno do quarto ano de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Max William Rocha Tocantins, participou da Conferência Internacional de Petróleo e Gás (International Conference on Gas, Oil and Petroleum Engineering) de 2016, realizada entre os dias 14 e 16 de novembro, nos Estados Unidos.

O evento reuniu trabalhos do mundo inteiro, focado na área de energia com ênfase na indústria do petróleo. Recentes descobertas do mercado e tecnologias promissoras para o futuro foram apresentadas na Conferência.

O tema do estudante foi a “Avaliação da Rugosidade de Linhas Flexíveis de Injeção de Água em Projetos de Produção de Petróleo” (Roughness Analysis Within Flexible Water Injection Pipes in Petroleum Production Projects).
“A oportunidade de estar presente em uma conferência internacional oferece um crescimento acadêmico enorme e abre portas para o mercado de trabalho. Em tempos adversos, onde há  falta de oportunidades no mercado de petróleo, a pesquisa é o melhor meio para somar, mas a expectativa é que as coisas (no mercado)  se equilibrem no decorrer dos anos”, comenta Tocantins.

Para elaborar o trabalho, o universitário teve a ajuda dos professores Ivanilto Andreolli, Aldo Ramos Santos e Luciene de Arruda Bernardo.