A Associação Atlética Acadêmica Sônia Gusman, com o apoio da Faculdade de Fisioterapia promovem, de 25 a 27 de abril, a II Jornada de Fisioterapia Esportiva da UNISANTA. Especialistas abordarão diversos assuntos relacionados aos tratamentos na área esportiva. O evento será realizado no Auditório do Bloco E, 4º andar.

Programação – As atividades têm inicio dia 25/04, terça-feira, às 18 horas, com a entrega de materiais e a abertura oficial, com a presença da alta direção da Universidade. Às 19 horas, o Dr. Faustino Pacheco Filho, pós-graduado pelo Instituto Montreal de Neurologia, falará sobre Distúrbios do Sono.

Diagnóstico por Imagem nas Lesões Esportivas será o tema abordado às 20h15, pelo Dr. Cezar Vinicius M. Fantinho, coordenador do curso de Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Fundação Lusíada e do Grupo de Ultra-sonografia do Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Guilherme Álvaro.

O mestrando em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Dr. Marco Antonio Rodriguez Gomes de Oliveira, discorrerá sobre Hidroterapia Aplicada ao Esporte.

A programação tem continuidade na quarta-feira, dia 26/04, às 18 horas, com a palestra Lesões Tendíneas no Esporte, proferida pelo mestre em Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina e coordenador do Comitê Médico da Confederação Brasileira de Tênis, Dr. Rogério Teixeira da Silva.

Às 19 horas, o Dr. Marcus Vinicius Moreira falará sobre Ortopedia e Traumatologia Pediátrica relacionada ao Esporte. Moreira é mestrando em Ortopedia Pediátrica pela Escola Paulista de Medicina, Fellowship em Ortopedia Pediátrica do Children’s Memorial Hospital de Chicago (EUA) e especialista em Ortopedia Pediátrica e Medicina Esportiva pela EPM.

Avulsão do Tendão Patelar em Jovem Atleta – Centro de Formação de Atletas das Categorias de Base de Futebol do São Paulo Futebol Clube é o tema das 20h15, abordado pelo Dr. Rodrigo Eston Armond. Ele é fisioterapeuta das Categorias de Base de Futebol do São Paulo Futebol Clube e especialista em Fisiologia do Exercício e Tratamento Resistido.

O residente em Ortopedia e Traumatologia – Serviço Resende Peuch – da Santa Casa de Santos, doutor Thiago Ribeiro do Santos, abordará o assunto Joelho e o Esporte, às 21 horas.

Encerrando a jornada, dia 27/04, às 18 horas, a diretora médica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Dra. Renata Castro, fará palestra sobre Dopping nos Desportos Aquáticos.

O Dr. Rafael Inácio Barbosa falará, às 19 horas, sobre Reabilitação nas Fraturas Diafisárias da Tíbia e nas Lesões do Complexo Articular do Tornozelo. Barbosa é pós-graduado no Programa de Aprimoramento Profissional em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, aluno especial no programa de Pós-Graduação em reabilitação do Aparelho Locomotor da FMRP-USP e fisioterapeuta do Centro Multiprofissional Simonense.

Terminando o evento, às 20h15 haverá mesa-redonda sobre Terapias Alternativas, com professores convidados.

Inscrições – Os interessados poderão efetuar inscrição até o dia 25/04, na sede da atlética, Rua Cesário Mota, 8, térreo.