A UNISANTA adquiriu seis novos equipamentos de ponta para a Faculdade de Odontologia. São cinco microscópios odontológicos de bancada e um microscópio odontológico clínico. A UNISANTA é a única Universidade da Região, e uma das poucas do País que conta com este tipo de aparelhagem.

Segundo o dr. Paulo Bonfim, um dos professores do Curso de Especialização em Endodontia da UNISANTA, os aparelhos são utilizados para treinamento dos alunos da graduação e também dos cursos de pós-graduação da Universidade. “Os microscópios dão maior nitidez e exatidão em termos de visualização de canais, perfurações e ajudam no aprimoramento da técnica. O que antes era diagnosticado apenas com vista clínica, agora será feito com grande precisão”.

Os microscópios de bancada ficam no Laboratório Multidisciplinar de Odontologia da UNISANTA, onde os universitários têm à disposição 98 bancadas individuais, para simular todas as operações de um consultório.

Responsabilidade Social – Além de investir no aprimoramento profissional dos alunos, a UNISANTA se preocupa também com a responsabilidade social. O microscópio odontológico clínico ajudará nas cirurgias, microcirurgias e em outros atendimentos realizados na Clinica de Odontologia da Universidade.

A Clinica, que conta com 80 consultórios equipados com o que há de mais avançado, atende a população carente da Região, gratuitamente ou a preços populares. Desde a criação, em 1999, já foram realizados cerca de 171 mil atendimentos no local.

Segundo o professor titular da cadeira de Endodontia da Faculdade de Odontologia, dr. Giulo Gavini, o microscópio clínico, acoplado na cadeira do paciente, serve para otimizar situações de casos mais difíceis de serem diagnosticados a olho clínico.“Esta é uma tecnologia de última geração que só pode ser encontrada em apenas 1% dos consultórios profissionais e em somente 5% dos laboratórios das Instituições de Ensino Superior do País”.

Núcleo de Microscopia Operatória – Ainda segundo Gavini, o objetivo da Universidade é montar um Núcleo de Microscopia Operatória. “A UNISANTA está investindo para criar o 1º Núcleo de Microscopia Odontológica do Brasil, que dará suporte e treinamento para os alunos de graduação e pós-graduação, colocando-os em contado com esta nova tecnologia”. A previsão de inauguração do Núcleo é para o primeiro semestre de 2006.