A Faculdade de Odontologia da UNISANTA assinou, no último dia 14, na Santa Casa de Misericórdia de Santos, convênio para a realização de estágios de aprimoramento e especializações em nível de Pós-Graduação Lato Sensu.
O convênio permitirá que os alunos do curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial atuem no Centro Cirúrgico, e nas diversas áreas de tratamento que compõem esse setor. Além dos equipamentos de ponta da Clínica de Odontologia da UNISANTA, será utilizado o espaço físico do hospital como estratégia de profissionalização para os estudantes.
Entre as dependências que serão utilizadas estão: Pronto Socorro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Departamento de Imagem, nas áreas de Otorrino e Clínica Médica e ainda o Centro Cirúrgico, um dos diferencias do convênio.
O provedor da Santa Casa, Manoel Lourenço das Neves, destacou a importância da parceria, “a Santa Casa se sente satisfeita em manter este ideal positivo. São duas forças da Cidade que se unem em benefício da comunidade”.
Para a reitora da UNISANTA, profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, “este é um momento histórico para a ciência e a região. Representa um avanço nesta área que é tão emergente. Com o convênio soma-se a tecnologia de ponta da Clínica com os recursos técnicos e cirúrgicos da Santa Casa. Quem sai ganhando, é a população”.
A dra. Sílvia ressaltou ainda a importância da parceira para a UNISANTA. “Trata-se de um incremento profissional de destaque. Serão somadas as pesquisas de professores e doutores da Universidade com o corpo clínico do hospital. Agradecemos a oportunidade que a Santa Casa nos oferece, por possibilitar e acreditar que a UNISANTA tem um diferencial. Além deste convênio, mantemos parceiras em múltiplas áreas que trabalham para o bem da população”, conclui a reitora.
O tratamento atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por meio de convênios. Caso haja necessidade, os pacientes que passarem pelo Pronto Socorro e clínicas da Santa Casa continuarão seus tratamentos na Clínica de Odontologia da UNISANTA.
Os alunos serão supervisionados pelos professores da Faculdade, além de terem o suporte do corpo clínico do Hospital. Pelo menos um dia na semana será destinado à realização de cirurgias.
De acordo com o chefe do serviço de Odontologia, Cláudio Sérgio Mucci, “essa união só vem a engrandecer os serviços que beneficiam a comunidade. Poucos hospitais têm essa integração. É um grande passo dentro da área hospitalar”.
“A Faculdade apresenta um grande desenvolvimento na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Os alunos estão ansiosos. A parceria é de sumo valor para a escola, os alunos e a população”, conclui o diretor da Faculdade de Odontologia da UNISANTA, Prof. Walter Denari.

Autoridades – Entre os presentes estavam: a reitora da UNISANTA, profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; o provedor da Santa Casa, Manoel Lourenço das Neves; o vice-provedor, Félix Alberto Ballerine; o diretor clínico, João Garcia; o diretor de ensino e vice-diretor clínico, José Luiz Camargo Barbosa e o chefe do serviço de Odontologia, Cláudio Sérgio Mucci.
Pela UNISANTA, além da reitora também participaram da solenidade o diretor da Faculdade de Odontologia, prof. Walter Denari; a coordenadora Rosângela Aló Maluza Flores e o responsável pela disciplina e coordenador do curso de Especialização Lato Sensu em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, prof. Ricardo Saraiva Goldman.