O trabalho de conclusão de curso (TCC) A importância do saneamento no controlo das Enteroparasitas, dos alunos Antonio Carlos Sotto Barreiro e Vinícius Bettega de Figueiredo, do curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), se destacou dos demais apresentados devido ao seu amplo cunho social, sendo o único a obter nota máxima.

Orientados pelas professoras Silvana Rocha e Maria Fernanda Barreto Penteado Pedroso, os alunos coletaram fezes de crianças menores de 5 anos, moradoras de Itanhaém, em locais onde não há saneamento básico mínimo. Ao mesmo tempo foram coletadas fezes de crianças habitantes de Santos, em áreas com saneamento adequado. Além disso, fizeram questionário com os moradores. Tudo foi documentado com fotos.

Após as coletas foram feitos testes parasitológicos, nos quais ficou evidente o número de crianças contaminadas, com diversos vermes, na cidade de Itanhaém. As análises demonstraram maior freqüência de Giardia duodenalis (46,5%) e Ascaris lumbricoides (34,2%). No total foram analisadas mais de 500 amostras, e os testes foram desenvolvidos nos laboratórios da própria universidade.

O TCC terá seqüência na cidade de Itanhaém, onde os alunos farão palestras às mães das crianças infectadas, dando aulas de educação em saúde. Além disso, visa-se um projeto de cunho político tentando demonstrar à classe política da cidade que vale mais a pena investir em saneamento básico e educação a gastar verbas com medicamentos que terão função apenas paliativa.

O Trabalho foi apresentado em um congresso brasileiro de parasitologia na cidade de Porto Alegre, que aconteceu de 31/10 a 04/11.

O TCC foi publicado na revista de Patologia Tropical vol.34 suplemento especial de 2005, sob o título de Estudo Epidemiológico do Perfil Parasitário de Crianças Moradoras no Bairro Gaivota do Município de Itanhaém, Baixada Santista, SP.