O professor Roberto Fernandes da Costa, que ministra a disciplina de Metodologia da Pesquisa na Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), participa de estudo sobre a obesidade infantil em Santos. Nesta quinta-feira (17/10), às 14 horas, alunos do Colégio Santa Cecília serão avaliados. A pesquisa é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade São Marcos. A obesidade infantil também é o tema de doutorado que o professor Costa faz na UNIFESP.
O estudo avalia a incidência de sobrepeso e obesidade em crianças de 7 a 10 anos, de 94 escolas das redes pública e particular da Cidade. O objetivo é alertar os pais sobre os riscos e as possibilidades de prevenção e intervenção da obesidade.
A equipe é composta por sete profissionais. Participam também, 75 estagiários, sendo 30 da UNISANTA, das áreas de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Enfermagem. Eles verificam o peso, altura e pressão arterial, além de medir as dobras cutâneas e os perímetros corporais das crianças. A pesquisa terminará até o final de novembro. No total, serão avaliadas cerca de 30.000 crianças.