O Núcleo UNISANTA de Atendimento a Trauma Dental, mantido pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), será divulgado durante o 13º Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista, a ser realizado de 7 a 10 de junho, no Mendes Convention Center. Durante o encontro, serão divulgados alguns trabalhos conjuntos da Universidade e outros, em parceria com a prefeitura de Santos.

Pessoas vítimas de quedas e acidentes, com traumas na boca, já vinham sendo encaminhadas pelos cirurgiões dentistas aos professores da Faculdade de Odontologia da UNISANTA.

O aumento da procura levou a Universidade a ampliar o Projeto, coordenado pelos professores das disciplinas de Endodontia, Celso Luiz Caldeira, e de Clínica Integrada, Maurílio Malavasi e Rafael Antonio Campos.

Os alunos dos últimos anos da Faculdade de Odontologia da UNISANTA participam dos atendimentos, sob a supervisão dos professores. Com a ampliação, o Núcleo funcionará duas vezes por semana: às segundas e às sextas-feiras, das 8h30 às 12 horas. Alunos do último ano realizarão atendimentos semelhantes aos executados nas disciplinas de Endodontia e de Clínica Integrada. Os do 2º e 3 anos participarão como auxiliares, fazendo radiografias e ajudando na colocação e remoção dos diferentes tipos de contenções utilizadas. Serão atendidos, além dos pacientes que procuram a Clínica diretamente, os encaminhados por hospitais ou por outras instituições.

Prevenção – O Núcleo trabalhará também em caráter preventivo. Realizará visitas a escolas municipais (previsão de oito escolas para 2000 crianças) e promoverá palestras para professores e crianças de 7 a 10 anos. Os doutores Caldeira e Malavasi são também especialistas em Odontologia Desportiva. A idéia é trabalhar também com professores de Educação Física e de Fisioterapia da UNISANTA, de forma a oferecer o que existe de melhor em proteção e tratamento de dentes traumatizados.