A UNISANTA realizou de 23 a 25/05, o I Simpósio de Ciências Farmacêuticas, que contou com palestras, minicursos e mesas-redondas, abertas à comunidade. O evento aconteceu no Auditório do Bloco E – 4o andar.

Dia 23, às 8h, ocorreu a abertura do evento. Em seguida, tiveram início as palestras. A primeira foi ministrada pelo gerente de produtos da Brainfarma Schering Ploug, João Paiva, que falou sobre o Mercado de Genéricos. Logo após, o dr. Bismark Azevedo Cruz de Araújo discorreu sobre Toxicologia forense. A última palestra do dia foi sobre Interações medicamentosas, com a dra. Amouni Mourad. Às 11h30, ocorreram as mesas-redondas sobre Pesquisa Clínica: Bioequivalência e Análises Clínicas, com a dra. Paula Ferreira dos Santos e a dra. Mônica Araújo.

As palestras recomeçaram às 19h, com o dr. Francisco José Lopes e o dr. Gerson Aranha, que falaram sobre Abordagem Terapêutica na Reprodução Humana. Logo após, houve os seguintes minicursos: Assistência Farmacêutica ao Paciente Hipertenso, com o dr. José Artur da Silva Emim e Farmácia Clínica, com a dra. Hellen Harumi Miyamoto. Às 20h30, o major Antônio César Santos Pinta ministrou a palestra O Farmacêutico nas Forças Armadas.

Dia 24, às 8h, Homeopatia para Uso Veterinário foi o assunto da palestra dos doutores Carlos Alberto Urbas e Maria José Sabbag. Às 9h, Edison Tamascia falou sobre Quem Vende saúde, merece Respeito. A partir das 11h, a palestra Acne – Conceito, tratamento através de medicamentos e cosmocêuticos foi realizada pela dra. Erica Haddad Segato Gaia.

Às 19h, a programação seguiu com os minicursos: Aspectos práticos de assistência farmacêutica à pessoa com diabetes, com o dr. José Vanilton de Almeida; Câncer de pele, ministrado pelo dr. Luiz Gustavo Martins Matheus; Boas práticas em drogaria, pelo dr. Rodinei Vieira Veloso; Atuais conceitos de assistência farmacêutica , com a dra. Raquel Cristina Delfini Rizzi; Saúde Pública x Mercado de Trabalho, com o dr. Rogério Guimarães Frota Cordeiro e Distribuição e transporte, ministrado pelo Dr. Walter Hermano Valtingojer. A partir das 19h30, aconteceram as mesas-redondas sobre Direitos e Deveres nas relações trabalhistas dos farmacêuticos, a cargo do presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sinfar), dr. Marco Aurélio Pereira e da advogada do Sinfar, dra. Priscilla e pela fiscal do Conselho Regional de Farmácia, dra. Mararrubia Botelho. Às 20h30, houve uma mesa-redonda com os alunos da 1ª turma de Farmácia da UNISANTA.

Dia 25, as palestras tiveram início às 8h. A primeira tratou da Manipulação de medicamentos antineoplásicos, ministrada pela farmacêutica da USIMED, dra. Giselle Fontana. Em seguida, a dra. Débora Ribeiro abordou o Marketing pessoal para o mercado farmacêutico. Logo após, Marketing voltado à Drogaria foi o tema exposto pelo dr. Leandro Chevchuk. O farmacêutico dr. Paulo Rogério ministrou sobre Aromaterapia como ciência farmacêutica.

As palestras recomeçaram às 19h, com os temas: Fracionamento de medicamentos, ministrada pelo diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello e pelo vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia dr. Álvaro Favaro Júnior. Em seguida, a dra. Maria Paula Marques Gomes falou sobre a Atuação do farmacêutico na indústria.