O trabalho do grupo Fisioterapeutas do Sorriso, desenvolvido por alunos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), é um dos 25 projetos sociais finalistas do Prêmio Comunidade em Ação, promovido pelo jornal A Tribuna em parceria com a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). A reportagem pode ser lida no site da Tribuna Digital (http://atribunadigital.globo.com), do dia 7 de março.
De 9 de abril a 24 de setembro, sempre às quartas-feiras, o jornal publicará reportagens sobre trabalho voluntário e ação social de pessoas ou grupos que atuam há pelo mesmo um ano e que não recebam subsídios dos governos municipal, estadual e federal. O objetivo é premiar ações de pessoas ou grupos que atuem voluntariamente na Baixada Santista.
Ao final do concurso, quatro projetos serão premiados nas categorias: individual, grupos e entidades, além da escolha de um trabalho através do voto da comunidade, pela internet.

Histórico: Criado em agosto de 2001, o grupo Fisioterapeutas do Sorriso nasceu do desejo de alunos da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA de levar carinho, atenção e amor a crianças e adultos carentes, portadores de deficiência física ou mental, além de idosos. O grupo atua voluntariamente, fora do horário de aulas, em creches e instituições assistenciais. A supervisão geral é da aluna Maria de Nazaré Cerejo, do 5º ano.
Em todas as apresentações o grupo se caracteriza com roupas que lembram o vestuário dos palhaços: calças largas, rostos pintados, penteados especiais e o típico nariz de bola vermelha. A camiseta traz um slogan criado pelos alunos de Publicidade na agência laboratório, “Um sorriso custa menos que um remédio – UNISANTA”.
trabalho, que iniciou com cerca de 20 estudantes, conta atualmente com mais de 100 alunos cadastrados e abrange os municípios de Santos, São Vicente e Guarujá.
Para a supervisora, a atividade social desenvolvida pelos Fisioterapeutas do Sorriso proporciona a bagagem emocional indispensável aos profissionais da Saúde. “Todo o paciente precisa de estímulo para ter vontade de lutar pela vida. Essa motivação só é adquirida quando ele é tratado com respeito e amor”, afirma Nazaré.
Com muita descontração e brincadeiras, os alunos transmitem alguns conhecimentos específicos da profissão, como orientação postural e exercícios de coordenação motora. Entre as áreas de trabalho estão a Pediatria, Oncologia e a Neurologia.
Já foram atendidos pela equipe a creche Estrela do Amor, no México 70, em São Vicente, o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, e as instituições santistas Casa do Sol, Associação Anjo da Guarda, Universo do Ser, Casa da Esperança, SESC, creches Estrela Guia e Santo Antônio, esta última do Hospital Beneficência Portuguesa.