Uma nova maneira de ver a máquina humana, com base no método Sohier de Fisioterapia Analítica para o tratamento de lesões articulares. Essa foi a temática da palestra ministrada pelo fisioterapeuta francês, Dr. Richard Biton, do Instituto Internacional de Fisioterapia Analítica para o ensino do conceito de Sohier na Europa e América do Sul. Ele participou do encerramento da III Jornada de Gerontologia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), dia 2/09.

Alvo de estudos na Europa desde a metade da década de 40, a Fisioterapia Analítica de Sohier ainda é novidade no Brasil, mas vem ganhando espaço entre os profissionais da fisioterapia.

Diferente da visão brasileira, a técnica européia é baseada no tratamento e preservação das articulações antes de se tratar o músculo.

“O conceito Sohier pode ser resumido em uma frase: toda terapia articular deve necessariamente possuir o potencial de melhorar os equilíbrios biológicos dos tecidos que são cuidados”, afirma Biton.

Esse tratamento é indicado em patologias osteoarticulares como artroses, hérnias de disco, problemas no joelho, coluna vertebral, entre outras.

De acordo com o diretor da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA, Ivan Barreira Cheida Faria, a vinda do Dr. Biton à Universidade traz um diferencial importante ao currículo dos acadêmicos. “Nossa proposta é oferecer aos alunos uma formação atualizada e, muitas vezes, até inédita no mercado de trabalho”, comenta.