A Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) está utilizando uma técnica inédita em cursos de graduação da Baixada Santista, nas aulas de Endodontia. Trata-se da hands on, que aumenta o rendimento dos alunos. A partir da técnica, o professor demonstra um procedimento e transmite as informações através de um sistema de som. Por meio de uma câmera acoplada em um equipamento multimídia, o estudante observa e realiza o aprendizado simultaneamente.
Esse ensinamento interativo possibilita ao aluno compreender e dominar a técnica Endodôntica por meio do desenvolvimento de atividades práticas que simulam o atendimento clínico. A ação é aplicada em dentes e canais simulados, com semelhante anatomia, forma e dureza dos dentes humanos, possibilitando que o aluno adquira habilidade prática para posteriormente atuar em pacientes.
De acordo com a coordenadora da Faculdade de Odontologia, professora Rosângela Aló Maluza Flores, o rendimento dos estudantes aumentou. “Em 2003, os alunos tratavam um dente por aula. Com o hands on essa prática aumentou, passando para quatro dentes”.
Rosângela acrescenta ainda que os alunos são muito disciplinados na hora de ouvir os ensinamentos que o professor transmite, “a classe, que tem 84 alunos, fica totalmente em silêncio”.
Os alunos do terceiro ano estão utilizando a hands on nas aulas de Endodontia, ministradas pelo professor Giulio Gavini, às sextas-feiras, a partir das 13h30, no Laboratório Multidisciplinar (bloco D, 1º andar). Em breve, a técnica também será implantada nas aulas da disciplina de Dentística.
Endodontia – A disciplina permite ao aluno da Faculdade de Odontologia da UNISANTA obter informações, desenvolver habilidades e comportamentos para atuar na prevenção e tratamento das doenças que atingem a polpa do dente, o canal e as estruturas adjacentes.