A partir do segundo semestre deste ano, 80 alunos do último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) iniciarão estágio no ambulatório e centro cirúrgico da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos. A parceria foi firmada hoje (11/07) por meio de convênio inédito no país na área odontológica.
De acordo com o chefe do Serviço de Odontologia da Santa Casa de Santos, Dr. Cláudio Mucci, o hospital só aceitava como estagiários dentistas formados. “A UNISANTA é a única universidade do país a ter este tipo de convênio com as Santas Casas”, concluiu Mucci.
Os alunos atuarão na clinica, emergência e centro cirúrgico do serviço de odontologia da Santa Casa de Santos. O estágio será obrigatório, como parte da disciplina a Odontologia Hospitalar. A Santa Casa é um hospital-auxilliar reconhecido pelo MEC.
Segundo a reitora da UNISANTA, Profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, esta parceria vai possibilitar o aprimoramento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano dos futuros profissionais além de contribuir para a saúde pública. “A UNISANTA deu um passo histórico”, finalizou a reitora.
Para a aluna do 5º ano de Odontologia, Aline Cisterna Silva, a dimensão da importância deste convênio para os alunos é indescritível. “Além de adquirir experiência profissional, o estágio irá proporcionar experiência social, formando cidadãos”.
O atendimento odontológica da Santa Casa de Santos atende ao SUS, particular e convênios, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 18 horas. A clínica está localizada na Rua Cláudio Luiz da Costa, nº 50, 1ºH. O telefone é 3202-0600, ramal 270.
Cerimônia – Estiveram presentes durante a assinatura do convênio o chanceler da UNISANTA, Dr. Milton Teixeira, o provedor da Santa Casa de Santos, Manoel Lourenço das Neves, o diretor e a vice-diretora da Faculdade de Odontologia da UNISANTA, respectivamente Dr. Walter Denari e Dra. Rosângela Malusa Flores e o vice-diretor clínico da Santa Casa, Dr. José Luiz Camargo Barbosa.
Também participaram o coordenador da Universidade-Empresa e Estágios da UNISANTA, Luiz Vidal de Negreiros e alunos dos 1º e 5º anos da Faculdade de Odontologia da UNISANTA.
Clínica – Além de estagiar na Santa Casa, os alunos de Odontologia também atuam na Clínica da UNISANTA. Nas oitenta bancadas individuais, à disposição da população, os acadêmicos, supervisionado por professores, reproduzem gratuitamente todas as operações de um consultório. Há também um Centro Cirúrgico para procedimentos especializados, laboratório de atividades clínicas, Centro de Triagem, Centro de Diagnóstico por Imagem e Central de Esterilização, além da Bebê Clínica, para atendimento de crianças de 0 a 30 meses.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Rua Cesário Mota, 8, telefone: 3202-7149.