Pesquisa realizada com mais de 100 pacientes atendidos na Santa Casa de Santos que se recuperaram de ataque cardíaco aponta que o perfil predominante envolve homens (73,1%), de etnia caucasiana (59,6%) e com idade superior a 60 anos

A pesquisa sobre infartos realizada pela diretora da área de Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e fisioterapeuta Dra. Caroline Simões Teixeira foi destaque na edição desta sexta-feira (29) do jornal A Tribuna, no Dia do Coração. O estudo teve a colaboração do professor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta Ivan dos Santos Vivas e aponta que 7 em cada 10 vítimas de infarto são homens acima de 60 anos.

A matéria, publicada na página A-7 do Caderno Cidades, ressalta alguns números apurados pelo estudo, que analisou mais de 100 pacientes atendidos na Santa Casa de Santos e que se recuperaram de ataque cardíaco. De acordo com a pesquisa, homens (73,1%), de etnia caucasiana (59,6%) e com idade superior a 60 anos representam o perfil predominante dos pacientes que tiveram infartados.

Caroline Simões Teixeira explicou que a pressão arterial foi o principal fator de risco identificado pela pesquisa. Em relação a hábitos pessoais, o sedentarismo foi outro grande fator de risco. Ainda com relação a hábitos, 38,5% dos pesquisados eram fumantes, 36,5% ex-fumantes e 43,3% faziam ingestão de bebidas alcoólicas.

“É importante ter um hábito de vida mais saudável, realizar atividades físicas, ter menos estresse na vida, no trabalho. Tomando esses cuidados, as pessoas podem controlar os fatores de risco (para as doenças cardíacas), e, consequentemente, o número de infarto no Brasil”, recomenda Caroline.