A campanha é uma iniciativa do ex-aluno da Unisanta Anwerton Antonio dos Santos e visa levantar fundos para financiar uma cirurgia para tratar seu filho de 2 anos, Matheus Lima dos Santos. O menino foi diagnosticado com Paralisia Cerebral Espástica.

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está apoiando o projeto social Corre Guerreirinho. A iniciativa visa ajudar Matheus Lima dos Santos, de 2 (dois anos), a realizar uma cirurgia, em setembro deste ano, com o objetivo de amenizar os efeitos causados pela Paralisia Cerebral Espástica. Matheus foi diagnosticado com a doença aos 9 (nove) meses de idade, em consequência de complicações respiratórias no pós-parto.

O procedimento cirúrgico para tratar Matheus custa US$ 58 mil. Para financiar a cirurgia e os demais custos, foi criada a campanha Corre Guerreirinho. Os estudantes de engenharia estão vendendo rifas e camisetas com o logo da campanha do D.A e divulgarão semanalmente os resultados da campanha, em sua página nas redes sociais o no site feito para doações. As rifas custam dez reais cada (R$ 10,00) e envolvem dois prêmios, uma camiseta autografada pelos jogadores do Corinthians e uma moto Honda Pop.

O criador da iniciativa é Anwerton Antonio dos Santos, pai de Matheus e ex-aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, formado em 2006. Anteriormente, o engenheiro estudou cinco anos no Colégio Santa Cecília, desde a sétima série, em 1996, até 2000, quando se formou no Ensino Médio. Atualmente, é supervisor técnico de uma empresa de Automação Comercial em Santos, SP. Em 2010, se casou com a advogada Sandra Neves Lima dos Santos e em 2014 teve seu primeiro e por enquanto único filho, Matheus Lima dos Santos.

Paralisia Cerebral Espástica – A “PC” Espástica ocorre por lesão do córtex motor do cérebro, região que comanda os movimentos que gera a diminuição da força muscular e aumenta o tônus, tornando os músculos enrijecidos dificultando e impedindo os movimentos. O procedimento cirúrgico mais eficaz para tratamento da condição é Rizotomia Dorsal Seletiva (RDS).

Rizotomia Dorsal Seletiva – A técnica foi desenvolvida pelo neurocirurgião Dr. T. S. Park, do Saint Louis Children’s Hospital, e consiste na inativação de parte dos nervos sensitivos (raízes) que conectam os músculos à medula, sendo feita através de uma pequena incisão (3 a 5 cm) na coluna. Matheus foi avaliado pelo médico e o prognóstico é que o menino poderá andar após a cirurgia, programada para setembro deste ano.

Veja mais informações sobre Matheus, a campanha e como ajudar a financiar o procedimento cirúrgico no link – Projeto Social – Corre Guerreinho