O prof. Ivan Cheida Faria, diretor da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), apresentou sua dissertação de mestrado no VIII Congresso de Pós – Graduação da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, dia 12 de dezembro.
O trabalho, que teve como título: Avaliação das Alterações Físico-Funcionais da Coluna Vertebral e das Algias Músculo-Esqueléticas encontradas em banhistas da Baixada Santista, baseou-se na avaliação de quatro grupos de faixas etárias de homens e mulheres entre: 0 a 20 anos; 21 a 40; 41 a 60 e mais de 60 anos.

O docente realizou uma avaliação física e postural em mais de duas mil pessoas, nas quais detectou-se que a escoliose (desvio lateral da coluna) é a alteração postural mais encontrada em mais de 64% dos avaliados, enquanto 63% queixou-se de dores músculo-esqueléticas. A faixa etária com maior incidência de queixas foi a de 41 a 60 anos, tanto em homens quanto em mulheres.

Além disso, o trabalho concluiu também que há uma predominância na hiperlordose (acentuação da curvatura lombar) nos indivíduos do sexo feminino, em relação aos do sexo masculino.