O Curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) firmou uma parceria com a Unicamp e a Unesp para estudar a ação de plantas medicinais de uso popular no tratamento da úlcera. A UNISANTA, que está realizando a pesquisa, conta com o apoio da Unicamp na área farmacológica e da Unesp na parte química.

Os primeiros resultados comprovaram a eficácia da Calotropis profera, popularmente conhecida como ciúme, no tratamento da úlcera. Segundo o responsável pelo trabalho, o professor Walber Toma, essa planta auxilia o tratamento. “Pudemos comprovar a eficiência do princípio ativo, aplicando-o em ratos acometidos de úlceras devido à ingestão excessiva de álcool. Os primeiros resultados foram positivos”, disse.

A importância da pesquisa é cada vez maior, devido ao aumento na utilização das plantas medicinais. “Cada vez mais gente utiliza esses plantas, mesmo sem existir qualquer tipo de pesquisa científica. Com esse estudo, buscamos esclarecer as dúvidas sobre esse tipo de tratamento”, declara o professor.

O próximo passo é estudar outros tipos de plantas de utilização popular, a fim de provar a eficiência no tratamento de uma doença. “Apesar do conhecimento popular estar certo na maioria dos casos, não podemos arriscar. É preciso ter o conhecimento científico para a utilização correta de cada planta”.