Poucas pessoas sabem, mas crianças de 0 a 3 anos também precisam ir ao dentista para evitar problemas de canal e cáries dolorosas na infância. Cuidar dos dentes desde cedo é algo que poderá ajudar muito no futuro. Este é o objetivo da Bebê Clínica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que está a cargo dos profissionais voluntários, especializados em Odontopediatria. “O que mais orientamos às mães, mesmo às gestantes, é quanto ao uso da mamadeira durante a noite, pois elas não costumam escovar os dentes das crianças porque não querem acordá-las”, explica a coordenadora, Renata Moreira.

Por mês, são atendidos aproximadamente 80 bebês. Para participar, os pais devem ligar para a Universidade e assistir a uma palestra de orientação geral, para depois serem feitos os agendamentos.
“A Bebê Clínica, que existe desde 2002, é um órgão de apoio da UNISANTA e já virou referência na região, porque é a única universidade que faz esse tipo de tratamento”, diz a coordenadora.

Segundo o também coordenador, Júlio Bassi, tudo é feito de modo voluntário, desde a doação dos materiais, que é feita por empresas nacionais que fabricam produtos de Odontologia, aos profissionais que trabalham no local. A UNISANTA oferece suas instalações para os tratamentos.

O atendimento é feito às quartas-feiras, das 8h às 12h, na Rua Cesário Mota, 8, 2º andar. Informações e agendamentos pelo telefone: 3202-7154.

Curso – Para incentivar a formação de dentistas especializados nessa área, a UNISANTA está com inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento Odontologia para Bebês, oferecido a dentistas recém-formados, especialistas em Odontopediatria, clínicos gerais interessados e graduandos de 2005.

O objetivo é preparar os odontopediatras e clínicos gerais para atendimento de bebês (de 0 a 3 anos), desde a orientação preventiva a reabilitações orais e mostrar às crianças que devem se condicionar desde cedo a tratar dos dentes.

Os alunos aprenderão, durante as aulas que terminam em agosto de 2006, as disciplinas: Plano de Tratamento; Cariologia; Doenças Bucais da Infância; Necessidades Cirúrgicas mais Freqüentes em Bebês; Amamentação; Fonoaudiologia; Atendimento Precoce/Odontologia para Bebês; Protocolo Básico de Orientação para Exame Clínico em Bebês, entre outras.

Os interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA, Rua Cesário Mota, 20. Tel.: 3202-7104.