Um dia especialmente dedicado para levar aos profissionais de Farmácia e estudantes de graduação da área as atualidades da Farmácia Magistral (Farmácia de Manipulação). Esse é o objetivo do Magistral Day, evento promovido pelo Conselho Regional de Farmácia em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), realizado nesta quarta (29/3), no Consistório da Universidade.

“A Unisanta nos apoia em todos os eventos. É importante as instituições de ensino estarem juntas com o Conselho, agregando conhecimento para os profissionais e os estudantes, sempre na busca do crescimento de todos”, afirmou Roseli Simões Barreto, a diretora do Conselho Regional de Farmácia – Seccional Baixada Santista.

Para o coordenador do Curso de Farmácia da Unisanta, Prof. Dr. Walber Toma, o evento “abre as portas da universidade para as inovações na área farmacêutica e o espaço para que os estudante e profissionais possam se atualizar”.

Manipulação Magistral Alopática e Homeopática – Palestrante do evento, o mestre em Ciências e membro das Comissões Técnicas do CRF-SP, José Vanilton de Almeida, explicou as diferenças básicas entre a alopatia e a manipulação magistral.

“Manipulação magistral é um serviço feito nas farmácias, em que o farmacêutico manipula e mistura certas substâncias dentro das regras da farmacotécnica. A manipulação magistral alopática é a mais tradicional, vendida em farmácias, drogarias e utilizada nos hospitais. A alopatia é o sistema de tratamento que tem o efeito contrário aos das doenças. São as terapias contra a dor e  infecção, parasitas, entre outras. Na manipulação homeopática, existe uma técnica específica, com o tratamento feito pelo semelhante. A principal característica é a individualização da dose e a possibilidade de fazer o fracionamento da medicação, conforme a necessidade do paciente”, afirmou.

Confira a programação: