Acadêmicos dos 1ºs anos matutino e noturno do curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) desenvolveram um antimicótico composto contendo iodo e os ácidos salicílico e benzóico. O produto foi produzido em laboratório, dentro da disciplina de Química Inorgânica, ministrada pelos professores Silvio Vicente e Sérgio Ferreira. Os compostos estão expostos no térreo do Bloco D.

Além do produto, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre a legislação vigente para a execução da bula, caixa e rótulo. Os grupos nomearam o antimicótico e realizaram campanha de lançamento fictícia, com material técnico de divulgação e brindes.

Os trabalhos foram julgados nos seguintes quesitos: adequação da bula; qualidade técnica e visual do rótulo e caixa; material técnico de apoio (folhetos, livretos, cartazes, entre outros); informações sobre o uso e aplicações; e as características mercadológicas.

Durante o ano, além do antimicótico os estudantes formularam outros produtos farmacêuticos, cosméticos e domi-sanitários, como creme dental fluoretado, detergente biodegradável, sais de banho efervescente, e aromatizado, pomada fitoterápica com arnica e calêndula, água oxigenada e antiácido aromatizado, entre outros.

“Estas aulas visam fornecer uma boa base para a produção de medicamentos e cosméticos, além de despertar a curiosidade e a motivação desde o 1º ano do curso”, conclui o professor Silvio Vicente.